sexta-feira, 7 de março de 2014

Opinião: Legend (Legend #1)

Título Original: Legend (2011)
Autor: Marie Lu
Tradução: Raquel Dutra Lopes
ISBN: 9789892325415
Editora: Asa (2014)

Sinopse: 

Outrora conhecida como a costa ocidental dos Estados Unidos, a República é agora uma nação em guerra permanente com as vizinhas, as Colónias.
Nascida numa família de elite num dos distritos mais abastados da República, June, aos quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada e dedicada ao seu país, está a ser aperfeiçoada para fazer parte dos círculos mais elevados da República.
Nascido num dos bairros de lata do Setor Lake da República, Day, também com quinze anos, é o criminoso mais procurado da República. Mas talvez os seus motivos não sejam tão maliciosos quanto parecem. Pertencendo a mundos muito diferentes, não há motivo algum para que os caminhos de June e Day se cruzem - até ao dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado, e Day se torna o principal suspeito. Agora, apanhado no derradeiro jogo do gato e do rato, Day corre pela sobrevivência da sua família, enquanto June tenta desesperadamente vingar a morte do irmão.
Contudo, numa reviravolta chocante, os dois descobrem a verdade daquilo que verdadeiramente os levou a encontrarem-se, e a que ponto a nação de ambos está disposta a chegar para manter os seus segredos.
Repleto de ação imparável, suspense e romance, o fascinante primeiro romance de Marie Lu irá certamente comover e arrebatar os leitores.

Opinião:

Narrado na perspectiva de duas personagens e passado numa sociedade autoritária de um futuro mais próximo do que pode parecer à primeira vista, Legend é um livro emocionante, com personagens cativantes e que se lê num instante.

Logo no início, fica a noção que se está perante uma realidade de extremos, sendo cada um deles representado por uma das figuras centrais. June começa por ser o exemplo da alta sociedade, do lado privilegiado, que tem acesso a conforto, a todos os bens necessários e à melhor educação. Esta facção está directamente ligada àqueles que seguem o regime imposto sem o questionar. Já Day é o oposto. Rapaz nascido entre os mais desfavorecidos, é ele que revela ao leitor as dificuldades da generalidade da população, a repressão existente e ainda as falhas do regime.

É interessante constatar que June e Day têm personalidades semelhantes apesar das origens distintas. Ambos são críticos, corajosos, inteligentes e com uma grande capacidade para ver o que existe mais além. O encontro entre estas figuras acontece em forma de choque, muito devido às convicções díspares como também a um forte acontecimento. É curioso assistir ao desenvolvimento da relação destes inimigos que acabam por reconhecer um no outro mais do que esperavam inicialmente.

A acção é intensa e apresenta um ritmo rápido, muito graças ao estilo de escrita apresentado. Marie Lu, para além de apresentar uma distopia que capta o leitor, aproveitou ainda para provocar algumas reflexões. A autora aborda o tema da exploração excessiva dos recursos naturais e mostra de que a forma os meios necessários para sobrevivência se distribuem em situações de escassez. O leitor constara que em situações de maior provação se assiste ao aumento do fosso social entre classe rica e pobre, sendo raros os casos de ascensão. Achei regime político criado muito interessante. Inicialmente, somos levados a pensar que aquela forma de ditadura é a única via de combater a escassez e as muitas epidemias, mas com o decorrer da leitura verificamos que existem mais possibilidades. Também foi com interesse que verifiquei o papel dos poucos meios de comunicação na manipulação das mentalidades.

Apesar de ter apreciado a premissa geral do livro, a verdade é que acabei por ficar com a sensação de que a história tinha muito mais por explorar, nomeadamente no que toca quanto à própria sociedade que tanto me interessou. Terminada a leitura, percebe-se que tudo aconteceu demasiado depressa. As circunstâncias difíceis que June e Day enfrentam necessitavam de um processo de conflito e aceitação mais bem conseguidos do que aqueles que foram apresentados. Também a grande previsibilidade acabou por fazer com que este livro perdesse alguma da força que poderia vir a ter.

Livro de apresentação de Marie Lu, Legend é um início interessante, que apesar de apresentar algumas falhas, promete uma continuação mais forte e intensa. Fica a vontade de que os próximo dois volumes da trilogia, Prodigy e Champion, cheguem rapidamente a solo nacional.

Sem comentários: