sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Opinião: O Rei Veado (As Brumas de Avalon #3)

Título original: The King Stag – The Mists of Avalon (1982)
Autor: Marion Zimmer Bradley  
Tradutor: Gabriela Alves Neves
ISBN: 9789896374440
Editora: Edições Saída de Emergência (2012)

Sinopse:

Nos anos que se seguem à coroação do rei Artur, a rainha Gwenhwyfar continua as suas manipulações para assegurar a lealdade do seu marido à igreja cristã, enquanto a sacerdotisa Viviene decide confrontar Artur pelo ato de traição contra Avalon.
Nos bastidores, Morgaine planeia o casamento de Lancelet, que ameaça sucumbir ao desespero pelo triângulo amoroso em que se vê enredado. Quando a rainha Gwenhwyfar descobre esse plano, jura vingança. Morgaine, através do seu próprio casamento, dedica-se a fortalecer a causa de Avalon. As sacerdotisas da Ilha das Brumas tudo farão para competir pela alma da Grã-Bretanha contra a maré insurgente da Cristandade. Mas que efeitos terá a chegada do jovem Gwydion, filho de Morgaine e Artur? Irá correr em auxílio do rei ou libertar o caos?

Opinião:


 “Talvez tenhamos tornado muito fácil à humanidade chegar a Avalon, e assim ela não lhe dá o devido valor”
No terceiro volume desta saga que marcou a literatura fantástica, a autora consegue conceber um maior poder às personagens femininas. Para além de serem estas as grandes protagonistas da trama, são também elas que indiretamente interferem no curso dos acontecimentos, revelando um papel fulcral para o destino de todos.
Destaco Morgaine, Gwenhwfar e Morgause. As três têm objetivos bastante distintos e utilizam todos os meios que possuem para se fazerem valer. Morgaine deseja voltar a reencontrar-se com a sua fé e deseja que a Bretanha volte a prestar culto à deusa. Gwenhwfar acredita que é pelo Cristianismo que todos podem obter salvação e utiliza a influência que tem junto de Artur para proporcionar uma maior difusão da nova religião. Morgause é ambiciosa, menos desligada aos assuntos da fé, mas deseja ver-se sempre rodeada de beleza e felicidade, ao mesmo tempo que luta por colocar aqueles que mais ama em postos de grande poder.
Mas estas personagens estão longe de serem perfeitas. O leitor tem sentimentos díspares em diversos momentos da obra, mas tal acontece devido ao forte caráter humano concebido pela leitora, que demonstra que as pessoas estão em constante mutação.
Dona de uma escrita maravilhosa, Marion Zimmer Bradley continua a agarrar o leitor, tal como o fez nos volumes anteriores. É também impressionante ver o crescendo que existe no papel feminino na trama, ao mesmo tempo que a sociedade apresentada passa por uma transferência para o poder patriarcal.
A religião continua a ser um ponto central da obra. É interessante observar como a autora consegue transmitir pontos de vista tão diferentes dando uma visão completa sobre o tema, que continua a ser atual.
O Rei Veado deixa antever algumas linhas conclusivas da saga As Brumas de Avalon e faz crescer o apetite pelo último volume, O Prisioneiro da Árvore.

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Gostei do teu comentário e pronto agora falta saber como tudo se conclui, vai ai haver umas belas voltas, mas logo vejo o teu comentário :)=

Bjs e boas leituras

Cláudia disse...

Ah! Mas eu já sei como tudo acaba! Estas opiniões são resultado de uma releitura :P

Beijinho Fiacha