quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Opinião: Sangue Impetuoso (Saga Sangue Fresco #12)

Título Original: Deadlocked (2012)
Autor: Charlaine Harris
Tradução: Renato Carreira
ISBN: 9789896374501
Editora: Edições Saída de Emergência (2012)

Sinopse:

Sookie tem um homicídio para investigar. Uma rapariga morre numa festa de vampiros e tudo indica que o culpado seja Eric, o seu namorado. Eric jura-se inocente, a polícia não acredita e até Sookie tem dúvidas. E não sente grande vontade de aceitar a sua palavra depois de o apanhar a saborear o sangue da vítima minutos antes da morte. Mas algo estranho se passa. Porque lhe pediram que chegasse à festa fatídica alguns minutos mais tarde apenas para o surpreender em flagrante? E porque «temperou» a vítima o seu sangue antes de se aproximar de Eric? Terá sido apenas por querer ser irresistível ou haverá um motivo mais sinistro?

Sookie terá de descobrir... mas é o pior momento possível para investigar, numa altura em que a sua família fae vive um momento problemático e Sookie acaba por se ver inevitavelmente arrastada. Há ainda uma última complicação: o cluviel dor que a avó lhe deixou. Conceder-lhe-á um desejo que poderá tornar real a maior aspiração do seu coração. O único problema é que ainda não sabe o que o seu coração deseja realmente. Ou quem...

Opinião:

Confessei na opinião a Sangue Ardente, o 11º livro da Saga Sangue Fresco, que os livros que relatam a história de Sookie Stackhouse eram de leitura obrigatória para mim. Contudo, foi com alguma hesitação que peguei em Sangue Impetuoso, e só fiz quando foi anunciada a publicação do derradeiro volume desta saga em Portugal. Tinha a sensação que nada me iria surpreender e assim foi.

Mais uma vez, encontramos Sookie na sua vida quotidiana. Mais uma vez esta protagonista vê-se a par com um crime que a coloca em risco. Tal como nos volumes anteriores, Sookie procura resolver um mistério, mas sem descurar os seus deveres profissionais. Até aqui nenhuma novidade e uma fórmula que já não guarda surpresas. O leitor sabe que a protagonista vai sofrer até ao final onde tudo será descoberto. As personagens responsáveis pelo caos foram previsíveis e isso fez com que a narrativa perdesse algum do seu interesse.

Sookie tornou-se numa mulher diferente daquela que era no primeiro volume da série. Já passou por muito, descobriu segredos da sua família, envolveu-se com seres perigosos e perdeu a ingenuidade. Contudo, e apesar de mais cansada, mantém algum do humor característico e a força para lutar por aqueles que mais ama. O facto de ser uma mulher independente que tem de toma conta de todos os aspectos da sua vida tornam esta figura mais humana e mais fácil de acreditar.

Gostei de ver alguma da revolta desta protagonista quanto a certas situações. Apesar de todas as mudanças, Sookie nunca perdeu os seus valores e nunca se deixou rebaixar. Foi também agradável ver a forma como lidou com antigos amores, o que permitiu ao leitor ter a ideia de que certos casos do passado foram realmente encerrados.

Neste volume, Eric foi uma desilusão para mim. Este vampiro de quem tanto gostei em volumes anteriores parece ter perdido o seu encanto, muito graças às atitudes frias, às poucas palavras e a uma promessa feita pelo seu criador que surge como obstáculo. Por outro lado, o Sam com quem nunca simpatizei revelou-se um possível agente de felicidade para o futuro de Sookie. Até ao momento, estes dois parecem ser os mais fortes pretendentes da telepata.

Foi bom perceber que esta saga está em fase de conclusão, existindo personagens que já têm o seu destino revelado. Charlaine Harris começa a preparar os leitores para o desfecho da história de Sookie, sendo que é possível adivinhar alguns factores.

Sangue Impetuoso foi uma leitura que entreteve mas que não me cativou da mesma forma que alguns dos primeiros livros da saga fizeram. Fico, no entanto, a aguardar com curiosidade a conclusão das aventuras de Sookie Stackhouse.

Outras opiniões a livros de Charlaine Harris:
Sangue Fresco (Saga Sangue Fresco #1)
Dívida de Sangue (Saga Sangue Fresco #2)
Clube de Sangue (Saga Sangue Fresco #3)
Sangue Oculto (Saga Sangue Fresco #4)
Sangue Furtivo (Saga Sangue Fresco #5)
Traição de Sangue (Saga Sangue Fresco #6)
Sangue Felino (Saga Sangue Fresco #7)
Laços de Sangue (Saga Sangue Fresco #8)
Sangue Mortífero (Saga Sangue Fresco #9)
Segredos de Sangue (Saga Sangue Fresco #10)
Sangue Ardente (Saga Sangue Fresco #11)

3 comentários:

Neptuno_avista disse...

Olá! Este livro cativou-me principalmente pelo fim... estou ansiosa para saber os desenvolvimentos daquela cena :)
Beijinho

Cláudia disse...

Não fiquei muito surpreendida, mas estou curiosa para saber como tudo vai acabar (finalmente).
Beijinho*

Universo dos Leitores disse...

Que pena que não foi surpreendente e cativante para você, mas as vezes acontece, não é mesmo? Não deve ser fácil fazer uma saga chegar ao 11o livro, então é comum que alguns pontos se percam um pouco.


Abraços, Isabela.
www.universodosleitores.com