segunda-feira, 1 de julho de 2013

Opinião: Maximum Ride – O Resgate de Angel (Maximum Ride #1)

Título original: Maximum Ride – The Angel Experiment (2005)

Autor: James Patterson
Tradutor: António Costa Santos
ISBN: 9789898626004
Editora: Topseller (2012)

Sinopse:

ALERTA! Um grupo de seis jovens com poderes extraordinários está em FUGA. O seu líder é Maximum Ride, ou Max. Retirados dos seus pais à nascença, os seis estavam presos num laboratório secreto, onde foram alterados geneticamente para se tornarem 98% humanos e 2% pássaros. Agora eles conseguem voar e escaparam da sua prisão. Mas desconhecem as razões para tudo o que lhes foi feito, e não sabem quanto tempo de vida lhes resta. No seu encalce estão os Erasers, seres diabólicos criados no mesmo laboratório, que apanham Angel, a miúda mais nova e especial do grupo de Max.
Conseguirá Max resgatar Angel e descobrir a verdade sobre si e os seus amigos? PREPARA-TE: Este livro é o início da mais fantástica e emocionante aventura da tua vida.

Opinião:


James Patterson, o autor com mais livros vendidos no mundo atualmente, surge  pela primeira vez no mercado português.  Maximum Ride, saga destinada a um público jovem, está a conquistar fãs graças às aventuras rápidas e entusiasmantes e ainda aos elementos fantásticos.

Maximum Ride – O Resgate de Angel, é o primeiro de uma série de oito livros. Neste volume, o leitor conhece um grupo de 6 jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, que possuem apenas 98% de ADN humano. Os restantes 2% referem-se ao código genético de aves. Como isto aconteceu? Eles não sabem. Apenas se lembram de terem crescido dentro de um laboratório, onde foram submetidos a experiências ao longo da vida. Contudo, este grupo consegue escapar, e agora procura perceber qual é a sua origem e o intuito da sua criação, ao mesmo tempo que fogem dos temíveis, Erasers, seres humanos com ADN de lobo.

O início da leitura poderá ser considerado um pouco abrupto. O grupo está em fuga, e, como tal, não há tempo para explicações. O leitor assiste logo a um momento de muita ação, ao mesmo tempo que vai percebendo o porquê de aquilo estar a acontecer.

Max, a líder do grupo principal, conta esta história na primeira pessoa e fala diretamente ao leitor, através de uma linguagem jovem e simples. Destemida e maternal com os seus amigos, revela momentos de grande maturidade, mas, noutros, mostra que ainda é uma criança e, como tal, ainda possui sérias fraquezas.

Todos os elementos do grupo possuem asas e são capazes de voar, porém, têm personalidades distintas e outros dons particulares. A clandestinidade em que vivem e o facto de, com o tempo, irem descobrindo cada vez mais poderes, fazem lembrar os heróis de algumas bandas desenhadas norte-americanas.

O enredo pode ter algumas falhas e ter pouca profundidade, mas a verdade é que o leitor acaba por se sentir agarrado ao livro. Os capítulos pequenos, de duas a quatro páginas fazem com que esta seja uma história que é lida rapidamente e o crescente de elementos aumenta igualmente o seu interesse.

Para o leitor mais jovem, está é uma aventura que vai ser devorada num ápice. O leitor mais maduro poderá ficar reticente com o desenrolar demasiado rápido dos acontecimentos, irá sentir necessidade de obter mais informação, estranhar o comportamento de personagens de idade tão nova, e vai ficar um pouco de pé atrás com algumas características da escrita. Contudo, no fim, vai perceber que esta foi uma leitura fresca, simples de seguir e que proporciona um bom entretenimento.

2 comentários:

MissB disse...

Eu li também e não gostei muito =/ estava à espera de um grande livro e foi uma desilusão :(

Cláudia disse...

É dedicada a um público juvenil, por isso acaba por ter muita ação e ser pouco aprofundado. Já li o segundo, que pareceu-me apresentar algumas melhorias.*