quinta-feira, 4 de abril de 2013

Opinião: O Livro de Feitiços de Deliverance Dane

Título original: The Physick Book of Deliverance Dane (2009)
Autor: Katherine Howe
Tradução: António Carlos Carvalho
ISBN: 9789896570781
Editora: Planeta (2010)

Sinopse:

Um romance que se passa entre o nosso tempo e um dos mais fascinantes e conturbados períodos da história da América - os julgamentos das bruxas de Salem. Connie Goodwin, uma brilhante aluna de História na Universidade de Harvard vê-se obrigada a passar o Verão a pesquisar para a sua tese de doutoramento. Mas quando a mãe lhe pede para tratar da venda da casa abandonada da avó, perto de Salem, não tem como recusar. À medida que é arrastada de forma cada vez mais profunda para os mistérios da casa da família, Connie descobre uma chave antiga dentro de uma Bíblia do século XVII. A chave contém um fragmento de pergaminho amarelecido com um nome escrito: Deliverance Dane. Esta descoberta lança Connie numa demanda: descobrir quem foi essa mulher e conseguir desenterrar um raro artefacto de poder singular: um Livro de Feitiços, cujas páginas encerram um repositório secreto de sabedoria perdida. Quando as peças da pungente história de Deliverance começam a encaixar-se, Connie é assombrada por visões dos distantes julgamentos de bruxas e começa a temer que esteja mais ligada ao passado obscuro de Salem do que alguma vez pudera imaginar. Escrito com espantosa convicção, O Livro de Feitiços de Deliverance Dane viaja continuamente entre os julgamentos de bruxas nos anos de 1690 e a história de mistério, intriga e revelação de uma mulher moderna.

Opinião:
Katherine Howe é descendente de Elizabeth Proctor, que sobreviveu aos julgamentos das bruxas de Salem e de Elizabeth Howe, que foi executada, acusada do crime de bruxaria. Foi enquanto passeava o seu cão pelos bosques entre Marblehead e Salem, que decidiu escrever este livro, tendo-se inspirado nos julgamentos das bruxas de Salem e na suposição de que a bruxaria poderia ser real.

Em O Livro de Feitiços de Deliverance Dane, o leitor acompanha Connie Goodwin, uma brilhante aluna de História Colonial na Universidade de Harvard, que está a preparar a sua tese de doutoramento. Os planos de Verão de Connie são modificados e eis que começa uma aventura que põe em causa aquilo em que acredita e que tem como intuito desvendar a história da sua família.


Ao longo da narrativa é possível verificar que a autora teve uma grande atenção pela componente histórica, tentando fornecer ao leitor uma visão próxima da realidade da época, nomeadamente a nível de costumes, vestuário, hábitos e ligações sociais. Foi interessante verificar a forma como a feitiçaria foi surgindo ao longo do livro, de uma forma gradual, a fazer lembrar os cultos da deusa em vez do culto ao diabo apregoados pelas mentes mais fechadas.

Apesar de louvar o bom trabalho de pesquisa da autora, a verdade é que o enredo principal não cativou. As personagens pareceram-me incipientes, com características básicas, sendo que certos aspectos pareceram surgir de uma forma um pouco forçada, o que levou a que o desenvolvimento da acção se revelasse previsível.

Em contrapartida, o que mais me agradou em O Livro de Feitiços de Deliverance Dane, foi o facto de autora ter optado por introduzir na narrativa capítulos destinados a revelar os factos do julgamento de Deliverance Dane e das outras mulheres acusadas de bruxaria, remetendo o leitor ao século XVII.

Ao contrário do enredo principal, que se situa no século XX, as personagens do passado pareceram mais complexas e com muito mais para oferecer ao leitor a todos os níveis, aproximando o leitor numa visão interessante do que se passou nos julgamentos de Salem.

Este é um bom livro para quem aprecia o assunto, apesar de ter parecido que acrescentou pouco ao tema.


Sem comentários: