domingo, 16 de dezembro de 2012

Opinião: Dividida (Trilogia Trylle #2)

Título original: Torn (2010)
Autor: Amanda Hocking
Tradutor: Elsa T. S. Vieira
ISBN: 9789892321097
Editora: Asa (2012)

Sinopse:

Quando Wendy fica a conhecer a terrível verdade sobre si própria - foi trocada à nascença - sente que o mundo à sua volta começa a desabar. A estranha adolescente, de negros cabelos, tenta fugir das evidências, tenta negar o facto de ser uma princesa Troll, dotada de poderes que não domina nem compreende. 

Decidida a fugir, consegue escapar à vigilância de Finn, o seu belo, sombrio e inacessível guarda-costas. Mas o que a espera é talvez um destino mais terrível. Raptada pelos históricos inimigos dos trolls, ela cairá nas mãos dos Vittra. E aos poucos descobre que uma inesperada atracção por um príncipe do povo rival... 

Dividida entre a lealdade e o amor, entre o dever e a paixão, Wendy sabe que terá de crescer para evitar uma guerra. Terá de aprender a dominar os seus poderes mágicos - e aceitar o seu destino. 

Opinião:

Dividida retoma a acção no preciso momento em que Trocada, o primeiro livro da Trilogia trylle, terminou. Se isso por um lado é bom, na medida em que o leitor não perde nenhum momento da trama, por outro fica a dúvida acerca da necessidade de dividir os livros, já que o final deste deixa antever que o próximo vai pegar exactamente no ponto em que Dividida terminou.

Contudo, se o volume anterior foi focado na tomada de conhecimento de Wendy relativamente à sua natureza, este foca-se na história do povo e assiste-se a um crescimento da heroína, Wendy torna-se capaz de avaliar a situação em que se encontra sobre um ponto de vista menos egocêntrico e começa a tomar decisões tendo em vista o bem de um povo.

Os vittra, facção mais violenta dos trolls tão falada no livro anterior, são mais explorados e o leitor passa a conhecer melhor os seus intentos quanto à princesa. Neste seio, surgem algumas personagens interessantes que o leitor vai querer ver mais expostas ao longo da narrativa. Porém, tal não acontece neste volume.

A trama volta a estar muito focada em Wendy, até porque a narração é feita na primeira pessoa. Deste modo, o leitor tem acesso a todos os pensamentos, sentimentos e dúvidas desta princesa, ao mesmo tempo que está afastado de outras personagens que parecem ter capacidades de serem mais interessantes do que aquilo que é transmitido.

Com a história centrada em Wendy, uma jovem de 17 anos, é natural que esta narrativa se torne juvenil, apesar de se assistir a uma certa evolução da protagonista. Como já é comum neste tipo de livros, aqui também surge um triângulo (ou será quadrado?) amoroso, um forte motor para o desenrolar da acção. Os leitores cansados de ler histórias em que as protagonistas colocam o coração no topo da prioridades vão acabar por ficar satisfeitos com esta protagonista, pois, por enquanto, ela está a conseguir optar por questões mais interessantes.

Dividida pode não arrebatar tanto quanto o primeiro volume, mas Amanda Hocking continua a provar que consegue agarrar o leitor. A história não é totalmente surpreendente mas revela ser uma leitura leve, engraçada e que se faz num ápice. Aconselhado aos fãs de fantástico para jovens adultos.

Outros livros de Amanda Hocking:
Trocada (Trilogia Trylle #1)

3 comentários:

Elizabete Cruz disse...

Olá :) deixei um selo ao teu blog em: http://porcafalasedisto.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

Visão Periférica disse...

Olá :) deixei um selo ao teu blog em: http://visaoperifericaa.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

Cláudia disse...

Obrigada Elisabete e Visão Periférica =)*