quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Opinião: A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3)


Título original: City of Glass (2009)
Autor: Cassandra Clare
Tradutor: José Luís Luna
ISBN: 9789896570903
Editora: Planeta (2010)


Sinopse:

Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos.

Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine.

Opinião:

Com Cidade de Vidro chega, finalmente o final da suposta trilogia dos Caçadores de Sombras (afinal, a autora entretanto decidiu escrever mais livrinhos inseridos neste mundo).

Os mistérios e segredos que surgiram durante os dois primeiros volumes são agora desvendados e o leitor é transportado para a mística cidade de Idris, a capital de todos os Caçadores de Sombras. Deste modo, é possível entrar nesta interessante cidade, onde tudo é diferente, mágico, encantador, mas também muito perigoso. Afinal, a Clave pode não ter objetivos tão puros quanto quer fazer parecer.

Um dos pontos de maior interesse deste volume é o passado das personagens adultas. Depois de tantas dúvidas, os heróis percebem o porquê do desenrolar de certos acontecimentos, ao mesmo tempo que o leitor cria uma relação de maior empatia com estas figuras secundárias mas muito relevantes para a ação principal.

Relativamente às personagens principais, este volume apresenta uma grande evolução de Clary. A jovem outrora insegurança e apaixonada passa a demonstrar uma atitude forte, corajosa, forte e independente. Clary nega o papel de vítima e envolve-se em cenários de grande perigo de modo a fazer a diferença. Já Jace acabou por ser a minha grande desilusão desta trilogia. Ao início, o Caçador de Sombras prometia ser um jovem irreverente, forte, sarcástico, profundo e muito divertido, mas com o decorrer da narrativa acabou por se revelar depressivo, mais frágil e inseguro. Jace pode ser visto como o ponto fraco deste volume, assim como a sua relação com Clary, que a certo ponto deixa de convencer.

A narrativa é acompanhada com facilidade. A autora consegue cativar para a leitura com momentos de grandes revelação e muita ação, através de uma linguagem simples e adequada ao público jovem-adulto a que está direcionada. No final, fica a sensação de que todos os mistérios foram revelados e que, finalmente, as personagens podem viver em descanso. Contudo, não é isso que acontece, afinal Cassandra Clare decidiu voltar a apostar neste mundo e personagens e a trilogia transformou-se em saga.

Livro leve que proporciona momentos agradáveis sem exigir demasiado do leitor. Este é o tipo de livro que vai satisfazer quem gostou dos dois volumes anteriores.

Outros livros de Cassandra Clare:

Sem comentários: