segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Opinião: A Sereia


Autor: Carolyn Turgeon
Título Original: The Mermaid (2011)
Tradução:
Irene Daun e Lorena e Nuno Daun e Lorena
ISBN: 9789896572860
Editora: Planeta (2012)

Inspirada pelo conto tradicional de Hans Christian Andersen, Carolyn Turgeon cria uma nova versão da conhecida história de “A Pequena Sereia”.

Sinopse:

Lenia é uma sereia, a filha mais nova dos governantes dos mares. Margrethe é uma princesa do reino do Norte, filha única de um rei que anseia derrotar o seu inimigo do sul.

Quando Lenia faz 18 anos, tem, finalmente, oportunidade de visitar a superfície. A sereia, que ansiava por este momento, deparasse com uma terrível tempestade que naufraga um navio. Lénia fica horrorizada com a morte de tantos homens, e quando observa um que luta com todas as forças pela sua vida, a seria não hesita e inicia uma missão de salvamento.

Margrethe é obrigada a esconder-se num convento à beira-mar, pois o seu reino está em guerra. Num dos seus passeios pelos jardins junto ao mar, a princesa observa algo única: uma sereia surge do mar com um homem nos braços. Encantada, Margrethe entende que assistiu a um verdadeiro golpe do destino e dedica-se á salvação do marinheiro inconsciente.

O misterioso homem torna-se objeto de afeições das duas mulheres, que nem desconfiam que se trata do príncipe herdeiro do reino do sul. As duas vão fazer grandes sacrifícios de modo a conquistarem, também, o seu amor.

Opinião:

“A Sereia” é uma história contada a duas vozes. O leitor conhece os pontos de vista da Sereia Lenia e da princesa Margrethe, graças a capítulos alternados, que relatam, na primeira pessoa, as experiências de cada uma destas personagens. Deste modo, é fácil entender os sentimentos e motivações de cada uma destas mulheres provenientes de mundos diferentes, mas com características em comum.

É curioso observar que tanto Lenia como Margrethe ficam encantadas com o mundo ao qual não pertencem. As duas deixam-se levar por aquilo que julgam ser mensagens do destino, apaixonam-se pelo mesmo homem e correm grandes riscos pela possibilidade de terem um futuro ao lado dele.

Carolyn Turgeon desenvolve estas duas mulheres de uma forma bastante interessante. É natural que o leitor, a certo momento, fique a torcer por uma em detrimento da outra, mas a verdade é que as duas são bastante fortes. O mesmo não se pode dizer do príncipe, o homem amado pelas duas. Galante, misterioso e sedutor, possui características típicas da época medieval, sendo que acaba por não respeitar, totalmente cada uma das suas admiradoras. Por esse motivo, custa entender a grande devoção das duas mulheres, que chegam a arriscar o futuro e tudo o que de melhor possuem pela mera possibilidade de reconhecimento.

Escrita de forma fluída, esta é uma narrativa que embala o leitor para a sequência de acontecimentos através de um ritmo rápido. Os sentimentos de cada uma são bem visíveis, o que torna a leitura mais intensa. É interessante observar as reflexões de Lenia relativamente à vida eterna e a necessidade de encontrar um propósito maior para a sua vida. Este fator torna o seu fascínio pela superfície mais consistente.

Adaptação de um conhecido conto, esta é uma história que não guarda grandes surpresas. Confesso que esperava ver um lado mais negro do que o original, mas a verdade é que tal não acontecesse. O final está demasiado embelezado, enquanto na versão de Hans Christian Andersen tudo é mais duro e cruel. Fica a sensação que tudo acaba demasiado rápido, e surge uma necessidade de perceber o que acontece a uma certa personagem central.

“A Sereia” é uma leitura leve, que se faz num ápice e dotada de momentos encantadoras. Recomendo a todos os que apreciam adaptações do género e, especialmente, a quem cresceu com a fantasia de “A Pequena Sereia”.

3 comentários:

Rita Verdial disse...

Está visto que tenho mesmo de ler este livro. Se estava curiosa, acabei de ficar mais ainda!

Cláudia disse...

É um pequeno mimo. Algo me diz que vais gostar Rita*

Rita Verdial disse...

Pois, é o que penso que será! Acho que tens razão ^^