domingo, 29 de outubro de 2017

Festival Bang! - Conversa especial com Anne Bishop e mais

A primeira edição do Festival Bang! aconteceu ontem, dia 28,  no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, e foi um sucesso. Estava muito entusiasmada com esta iniciativa das Edições Saída de Emergência, tanto pelo plano apresentado como pela certeza de que ia encontrar outros amantes de livros com os quais me reúno sempre em ocasiões semelhantes e com quem é sempre um prazer conviver. E, claro, estava com uma grande expectativa de conhecer Anne Bishop, autora internacional convidada para o evento.

Cheguei no momento em que estava a começar a apresentação do catálogo Bang! para 2018. O entusiasmo aumentou assim que soube quais seriam algumas das grandes apostas da editora para o próximo ano: três livros de Robin Hobb, o último livro da trilogia "Área X", a continuação da saga do "Império Malazano", de Steven Erikson, e, entre outras novidades, a publicação de novas edições de Um Estranho numa Terra Estranha, de Robert A. Heinlein, e de Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.

As boas notícias continuaram a surgir. Entusiasmada com alguns dos títulos anunciados na apresentação, fiquei quase sem palavras quando surgiu a oportunidade de ter uma conversa mais íntima com Anne Bishop. Admiro muito esta autora e nunca imaginei que um dia iria estar na mesma sala que ela, quanto mais poder ter uma conversa! Anne Bishop chegou sorridente e desde cedo mostrou a sua simpatia e sentido de humor. Por ter lido em entrevistas que não gostava de viajar, perguntei-lhe o que a tinha motivado a aceitar o convite para vir a Portugal. Anne Bishop disse reconhecer ter muitos fãs no nosso país, recebendo muitos emails portugueses. Admitiu que viajar a deixa muito desgastada, o que a leva a escolher com cuidado os locais para onde vai. E adivinhem: esta foi a primeira vez que visitou um país europeu!



Começámos então a falar da sua obra. Foi tão bom ver o entusiasmo que Anne Bishop expressa ao falar dos seus livros. Sente-se que escreve por verdadeira paixão. Disse ter um grande carinho por Meg e Simon da série "Os Outros" e de se ter divertido muito durante a construção da relação que existe entre ambos. Abordámos a inocência destas personagens em contraste com as grandes dificuldades que têm de ultrapassar. A autora admitiu que enquanto escrevia Cartas de Profecia "ouviu" estas personagens a despedirem-se e a dizerem-lhe que a sua história estava a chegar ao fim. Como tal, este livro, que estará nas bancas a partir de dia 3, apresentará a conclusão de Meg e Simon. Mas não será o último da saga! Anne já escreveu um novo volume, passado no mesmo mundo só que noutra cidade e com personagens diferentes. A obra, que no original tem o título Lake Silence, será publicada no EUA em março de 2018. Ouvir Anne Bishop a desvendar um pouco desta nova trama fez-me ter ainda mais vontade de continuar a acompanhar esta saga.

Claro que falámos sobre a trilogia das "Jóias Negras". Esta foi a obra de estreia de Anne Bishop, que admite ter começado a escrevê-la a pensar num livro único. Só quando terminou o manuscrito daquilo que viria a ser A Filha do Sangue é que a autora admitiu que nunca conseguiria contar toda a história que queria em apenas um volume. Surgiu então a trilogia. Curioso saber que uma história que continua a fazer tanto sucesso tenha demorado algum tempo a encontrar uma editora disposta a publicá-la. Anne admite que tem muitas saudades deste mundo, principalmente das personagens. "O Daemon e o Lucifar enviam-me postais de vez em quando. Estão bem", disse a certa altura, e visivelmente emocionada. E heis que surge uma grande novidade para os fãs destas figuras: Anne revela, ainda que não oficialmente, que voltou a escrever sobre este universo num momento em que tinha tempo livre. Resultado? Poderá estar para chegar um novo livro do universo das "Jóias Negras", com Daemon e companhia, nos próximos anos. Mas atenção: nada disto é oficial!

Conversámos sobre o papel das mulheres nas suas obras. Anne Bishop garante que se diverte imenso em inverter os papéis dos géneros, gostando de transmitir às suas leitoras mensagens de poder, forçar e confiança. A autora admitiu ainda ter uma forte ligação à natureza, sendo por isso impossível não abordar esta temática nas suas obras. Quando lhe perguntei qual era o livro que mais gostava, respondeu que era sempre aquele em que estava a trabalhar no momento. Logo de seguida confidenciou que tem, no entanto, uma personagem predilecta: Daemon Sadi! Curiosamente, já na sessão de lançamento da sua última obra, disse que não gostaria de ver o mundo das "Jóias Negras" adaptado em filme ou série pois dificilmente existe ator capaz de interpretar esta figura tão amada. O público concordou.

Anne Bishop revelou como é a sua rotina e foi possível perceber que é uma autora muito disciplinada. Acorda cedo todos os dias e vai ver alguns episódios de uma série. Diz que é uma forma de se preparar para o que vem a seguir: escrever no seu portátil. Todos os dias estabelece uma meta que tem de ser cumprida. Admite que há duas mais fáceis do que outros, mas nunca desisti ou se deixa desmoralizar. Concluído o trabalho, pratica yoga, faz jardinagem, está com quem mais ama. Em março será publicado o seu novo livro nos EUA, mas já está a trabalhar no próximo. A primeira fase desta obra tem de estar concluída até antes do Natal, sendo que depois chega um período de pausa. Depois do Ano Novo, volta a pegar no seu trabalho e a fazer as alterações necessárias. Ou seja, quando um novo livro está a sair no mercado, a autora já tem outro pronto e está a preparar-se para começar o próximo. Apesar do rigor, foi possível perceber que não escreve por obrigação, mas que gosta realmente do que faz. Anne Bishop mencionava sempre o quanto gostava de "brincar" com estes mundos que cria e as suas personagens, a quem chama "os meus amigos imaginários". Um amor que se percebe na leitura.

Este é apenas um resumo da conversa com a autora. Posso acrescentar que os minutos passaram a correr e que foi um verdadeiro prazer ouvir o que Anne Bishop tinha para contar. Depois da apresentação, que começou com um uivo colectivo, teve muitas gargalhas e aplausos, seguiu-se a sessão de autógrafos. E que fila tão longa de fãs desejosos de estar perto desta escritora! Muitos livros foram assinados e muitas fotografias tiradas, com Anne Bishop sempre sorridente.



Antes de sair, ainda passei pela banca da editora e trouxe novas aquisições para casa. Como resistir?



Este foi um dia realmente especial. Tinha que vos apresentar um curto resumo do que aconteceu, e peço desculpa se não me demoro mais a escrever sobre outros momentos do programa do Festival. Quero agradecer às Edições Saída de Emergência por esta iniciativa  e pela simpatia de todos os elementos da organização presentes no local. Agora venha a segunda edição! Esperem, ainda não vos disse? O segundo Festival Bang! foi confirmado. Vai acontecer em Outubro do próximo ano e já tem um nome de peso: Robin Hobb! Sim, as novidades para 2018 são mesmo entusiasmantes.

1 comentário:

lilisrm93 disse...

Também estive no Festival Bang!
Foi awesome! E a Anne Bishop é mesmo muito, muito simpática! Adorei! *-*