quinta-feira, 27 de julho de 2017

Opinião: Valéria ao Espelho

Título Original: Valeria en el espejo (2013)
Autor: Elízabet Benavent
Tradução: Sofia Goes
ISBN: 9789896652883
Editora: Suma de Letras (2017)

Sinopse:

Valéria está imersa num turbilhão de emoções.
Valéria acaba de publicar o seu romance e tem medo das críticas.
Valéria está a divorciar-se de Adrián e não está a ser fácil.
Valéria não sabe se quer um relacionamento com Vítor.

Opinião:

Voltar a encontrar Valéria e o seu grupo de amigos foi muito divertido. Depois de Nos Sapatos de Valéria (opinião aqui), ficamos agora a conhecer as consequências das ações da protagonista e cada uma das outras figuras que fazem parte do seu círculo social mais próximo. Assim sendo, para além de o leitor se divertir com as situações caricatas e ainda de suspirar com as cenas mais românticas e quentes, fica ainda a ideia de que o final feliz não é algo que é alcançado, mas que tem sempre de ser trabalho e vivido em cada momento.

O primeiro volume terminou num momento crítico para Valéria. A protagonista tomou uma decisão e agora está a reencontrar o seu caminho. Elízabet Benavent, a autora, mostra-nos que romper com o passado não é uma tarefa fácil. Apesar de toda a desilusão e tristeza, existem também boas recordações e ainda algo mais perigoso: a necessidade quase inconsciente de não largar o que é conhecido e de sair da zona de conforto. Assim sendo, não aprovei todas as atitudes que Valéria teve, mas fiquei feliz por, mais perto do fim, ela ter ganho coragem para realmente seguir em frente.

Os relacionamentos amorosos voltam a ter grande destaque neste livro. A autora faz-nos pensar sobre a diferença entre atração e paixão e ainda nos desafia a distinguir segurança e conforto de amor. Existem muitos momentos mais sensuais, que têm como objetivo apimentar a leitura e ainda justificar a ligação entre as personagens, mas não são estes os mais cativantes. A forma como as personagens encaram os obstáculos que encontram é bem real, pois elas não seguem aquilo que o leitor, mais racional, sabe ser mais certo, mas deixam-se levar pelas emoções, pelos seus medos e desejos.

Paralelamente à história da protagonista, existem outras relacionadas com as duas suas amigas. A de Carmen voltou a ser a minha preferida. A relação que ela tem com Borja e com a família deste é fácil de relacionar com a vida real. Afinal, todos nós ou já vivemos ou sabemos de outras pessoas que passam por situações muito semelhantes. Fica a mensagem de que respeitar a família do companheiro é respeitar a pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado, e que isso só fortalece a relação, enquanto o contrário pode destruir.

Nerea vive um drama muito diferente e não gostei muito da forma como Valéria e Lola o encararam. Apenas Carmen conseguiu estar realmente lá pela amiga, não só presencialmente, como também pela preocupação demonstrada. O facto de Valéria parecer tratar este assunto tão sério e forte com leviandade não me deixou boa impressão dela, ficando a ideia de que a protagonista estava "cega" pelo romance que estava a viver. Já Lola acabou por ser aquela cuja história foi menos relevante, mas os seus comentários são sempre engraçados e marcam a diferença.

Ao ler este livro, voltei a ficar com a impressão de que a autora é grande fã da série "O Sexo e a Cidade". Ainda que sendo bem diferente, esta história tem características muito semelhantes no que toca á relação entre quatro amigas de personalidades distintas e à forma como cada uma lida com os seus próprios problemas. Valéria ao Espelho é uma continuação que não desilude, que diverte ao mesmo tempo nos leva a pensar sobre a complexidade dos relacionamentos e a importância de nos amarmos para sermos felizes. Uma ficção divertida mas muito próxima da realidade.

Opinião a outros livros de Elízabet Benavent:
Nos Sapatos de Valéria

Sem comentários: