segunda-feira, 29 de maio de 2017

Opinião: A Substância do Mal

Título Original: La sostanza del male (2016)
Autor: Luca D'Andrea
Tradução: Simonetta Neto
ISBN: 9789896651961
Editora: Suma de Letras (2017)

Sinopse:

Jeremiah Salinger, um jovem guionista de televisão de Nova Iorque, muda-se com a mulher, Annelise, para Siebenhoch, uma calma comunidade isolada nas montanhas do Sul do Tirol, onde ela cresceu. Com eles, também, a filha, a precoce Clara, de cinco anos.

Fascinado pelas montanhas e pelas pessoas que ali vivem, Salinger começa a fazer um documentário sobre resgates na montanha. Mas, durante as filmagens, encolve-se num acidente assustador. Enquanto tenta esquecer a sua experiência traumática, descobre, por acaso, um facto sangrento que remonta há trinta anos: o massacre de três jovens ocorrido durante uma caminhada no desfiladeiro Bletterbach.
O crime não tem um culpado e, na aldeia, ninguém quer falar sobre o assunto. Talvez porque, só de pensarem no sucedido, poderiam ressuscitar o horror ou então por serem tantos os que têm algo a esconder...

Apesar da crescente hostilidade que o rodeia, e da oposição de Annelise, Salinger começa a remexer no passado, penetrando cada vez mais profundamente no misterioso assassinato. Até descobrir a imprevisível e aterradora verdade.

Opinião:

A Substância do Mal deixou-me intrigada desde as primeiras páginas. Luca D'Andrea leva-nos a conhecer uma história que gera curiosidade, dá-nos a personagens reais e ainda apresenta um mistério que desejamos ver desvendado. No meio de tudo isto, desperta o nosso lado de detective e faz-no sentir ternura, compaixão, dúvida e medo.

Jeremiah Salinger é a personagem principal desta aventura. Apesar de não compreender a sua curiosidade quase obsessiva relativamente a um crime do passado, gostei que ele fosse apresentado de forma complexa. Temos o lado investigador, ligado à sua vertente profissional, e ainda o lado de pai e marido, carinhoso e dedicado, apesar de nem sempre como deveria. O que mais me atraiu nele não foi tanto a personalidade, mas sim a forma como a sua mente funcionava, pois foi isso que impulsionou sempre a leitura.

Quero destacar a construção das personagens deste livro. O autor não se focou apenas em Jeremiah Salinger, sendo possível notar que as figuras secundárias também foram pensadas e apresentadas com cuidado. Gostei de descobrir aos poucos cada uma destas figuras, sendo que a personalidade e motivações de cada uma não é imediatamente evidente. É curioso ver que, tal como na realidade, estas pessoas são formadas por um conjunto de factores e circunstâncias, sendo que a percepção que cada um tem delas é diferente e ajuda-nos na sua construção.

Apesar de ter gostado desta leitura, admito que o final foi previsível. Afinal, não são muitos os suspeitos que surgem, devido ao facto de tudo se passar num ambiente pequeno e fechado, para além de que algumas pistas acabam por ajudar a ligar tudo e a perceber quem poderá ser o culpado. Além disso, admito que um certo factor menos real revelado no desfecho não me agradou, pois deixou cair por terra a sensação de que aquilo poderia ter acontecido. Esta é uma história que vale mais pelo caminho que nos leva a percorrer do que pela conclusão que nos apresenta.

O desenrolar dos acontecimentos é ritmado e não cria momentos aborrecidos. Existe sempre um novo avanço a acontecer, quer seja na investigação de Salinger quer seja na sua componente familiar. A linguagem também é fácil de acompanhar e os diálogos parecem reais. Gostei das descrições das situações mais aflitivas e perigosas, uma vez que faziam sentir o terror inerente ao mesmo tempo que nos deixam imaginar, com assombro e encanto, a montanha.

Sei que certos momentos de A Substância do Mal vão ficar gravados na minha mente. A leitura deixou-me presa até à última página, apresentando um mistério que gera curiosidade e que quis ver desvendado. A forma como os pontos acabaram por se ligar fez sentido, apesar de um ou outro pormenor final. Gostei da leitura e tenho a certeza de que vou começar a olhar para as altas montanhas com uma outra perspectiva.

Sem comentários: