segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Opinião: Adeus

Autor: Susana Almeida
ISBN: 9789899955523
Editora: Individual (2016)

Sinopse: 

Quando os caminhos de Lucas e Carina se cruzam, ele está longe de imaginar a importância que ela terá na sua vida. Carina é diferente das outras raparigas, é leal, determinada, corajosa e altruísta, qualidades que rapidamente conquistam o seu coração. Mas depressa o sonho se transforma em pesadelo e é quando Lucas perde a força de viver que um pequeno pássaro branco mudará a sua vida.

Opinião:

Este é um livro que aborda temas complicados, na medida em que não é com leveza que os encaramos. Afinal, quem gosta de ler sobre morte, luto e dor? Porém, a verdade é que Susana Almeida consegue explorar estes conceitos de uma forma muito bela e leva-nos a acreditar que, apesar das muitas dificuldades da vida, existe sempre superação e uma forma de voltar a encontrar a felicidade. Porém, a autora também mostra que esse caminho não é fácil.

Adeus é narrado num tempo e local indistinto. É através da observação daquela sociedade e das descrições do espaço, vestuário e costumes que ficamos com uma ideia da época em que a trama se insere e do país em que poderia acontecer esta história. Confesso que gostaria que, nestes dois campos, não existisse esta incerteza, pois em diversos momentos duvidei de que certos factos realmente poderiam ter acontecido. Contudo, percebo que tal opção permite maior liberdade criativa, além de que é dada ao leitor a possibilidade de escolher um espaço que lhe seja mais próximo e uma época com a qual sinta maior ligação.

Carina é uma das primeiras personagens a ser apresentada. A sua bondade e sentido de justiça ficam imediatamente em evidência, o que me levou a torcer para que tudo lhe corra bem. Mais tarde, admirei a sua coragem e fiquei feliz por a ver rodeada de pessoas que lhe querem tão bem. Porém, depressa a autora mostra que a vida é imprevisível. Fiquei um pouco chocada com um novo rumo da trama e sem perceber o que viria a seguir. Mas, felizmente, Susana Almeida mostra que nada acontece por acaso e que existem lições que devem ser aprendidas da pior forma.

Já não posso dizer que tenha ficado completamente rendida a Lucas. Ele é descrito como o homem perfeito, e todas as suas atitudes correspondem a essa mesma ideia. E se tal poderia ser bom, a verdade é que não me fez acreditar que fosse real. Preferi Sandro, que acaba por evoluir sem perder o seu encanto inicial. Já a história de Marta deixou-me comovida e fez-me pensar em quantas mulheres sofreram o mesmo que ela ao longo dos tempos, e ainda continuam a passar pelo mesmo.

Foi com alguma lentidão que iniciei esta leitura, mas conforme a trama ia avançando também o meu ritmo aumentava. O meu interesse cresceu tal como a minha curiosidade em perceber como tudo isto iria culminar. Gostei que fossem abordados vários temas diferentes, mas gostava que existisse uma maior interligação entre tudo na história. O lado mais místico desta história não surge imediatamente, mas vai conquistando o seu lugar até nos fazer acreditar de que tudo aquilo é possível. Já as decisões finais foram as mais acertadas, tendo em conta tudo o que aconteceu antes, e faz o livro terminar da forma mais acertada.

Adeus é um livro de grandes emoções. Susana Almeida toca em pontos muito sensíveis e é curioso que, apesar de ter ficado triste com alguns destinos, também acabei por aceitar que tal era mesmo o melhor para a história e para dar força à mensagem que se pretendia passar. É a primeira obra que leio da autora, mas acredito que não será a última.

Sem comentários: