terça-feira, 30 de agosto de 2016

Opinião: A Viajante (Seeker #2)

Título Original: Traveler (1990)
Autor: Arwen Elys Dayton
Tradução: Luís Filipe Silva
ISBN: 9789892336053
Editora: Asa - 1001 Mundos (2016)

Sinopse:

Quin Kincaid é uma Seeker. Esta honra é a sua herança, uma função nobre transmitida de geração em geração. Mas o que ela descobriu na noite em que prestou juramento mudou o seu mundo para sempre. Aquilo que se comprometei a fazer é uma monstruosa mentira: distante dos ideais cavalheirescos, o seu cargo de Seeker condena-a à barbárie. O seu pai revela-se um assassino, o seu tio um mentiroso, a sua mãe uma vítima colateral. E o rapaz que ela amou em tempos vive agora para se vingar da família Quin, em primeiro lugar. Mas Quin não está sozinha. Shinobu, o seu companheiro mais antigo, talvez seja a única pessoa em quem pode confiar. A única pessoa que também procura desesperadamente respostas. Mas quanto mais investigam o passado, mas o presente se torna sombrio. Há a questão das outras famílias Seeker desaparecidas, de alianças conturbadas e, pior ainda, um plano funesto iniciado várias gerações atrás que tem o poder de os destruir a todos.

Opinião:

Os eventos de A Viajante seguem a ação que encerrou Seeker - O Clã dos Guardiões, primeiro livro desta saga de Arwen Elys Dayton. Gostei que, apesar de já ter lido o volume inicial há cerca de um ano, senti-me logo familiarizada com as personagens e com a aventura que estão a viver. Penso que tal se deve ao facto de esta história conseguir distinguir-se de todas as outras graças aos seus elementos únicos.

Tal como a autora já nos habituou, existem momentos de grande ação, com descrições pouco confusas de cenas e luta e perseguição. Isto faz com que o ritmo de leitura seja rápida. Porém, aquilo que mais me agradou este livro foi o desvendar do passado sob o ponto de vista de uma figura que foi muito mencionada no primeiro livro. Isto fez-me pensar que a ideia que se tem de uma pessoa muitas vezes não corresponde a quem ela realmente é, além de que é possível constatar que a personalidade é algo que está sempre em evolução, apesar de alguns traços permanecerem. Esta personagem de que vos falo tornou-se numa das mais interessantes para mim.

Quin continua a ser a protagonista da trama, mas desta vez perde um pouco da sua força. Penso que isso acontece devido à presença forte de uma série de personagens secundárias, que ao serem mais ambíguas acaba por despertar a nossa curiosidade. Gosto muito de Shinobu, apesar de, a certo ponto, não concordar de todo com as suas opções. Depois dos acontecimentos do livro anterior, John não era uma figura de que gostasse, mas agora, aos poucos, voltou a ter a minha atenção. Gostava que Maud tivesse maior destaque neste livro, pois foi uma das personagens que mais me cativou no início.

Em A Viajante, Arwen Elys Dayton provou que este universo no qual existem guardiões não ficou plenamente apresentado no primeiro livro da saga. Fiquei muito intrigada com o aparecimento de um novo grupo, que representa uma direção e uma possibilidade inesperada. Desta forma, o perigo tornou-se mais real. Além disso, o destaque de uma figura deste grupo provocou um misto de repulsa e piedade que me fez refletir sobre o como, muitas vezes, somos vítimas das circunstâncias.

O triângulo amoroso continua presente, e acaba por ser o ponto mais fraco devido à sua previsibilidade. Felizmente, os eventos deste livro fizeram com que estas relações cruzadas não tivessem tanto destaca como acontece no anterior. Contudo, uma reviravolta no fim deixa adivinhar que tal, provavelmente, não se vai manter na continuação desta trama. Uma pena, pois Quin parece estar demasiado presa a este triângulo e, como tal, não consegue brilhar tal como uma protagonista merece.

Divirti-me muito enquanto lia A Viajante. As personagens secundárias são muito fortes e, em forma de analogia, a autora consegue abordar temas atuais e que afeta facilmente a população mais jovem dos dias de hoje. Uma boa continuação e um livro que dá vontade de continuar a ler esta saga.

Outras opiniões a livros de Arwen Elys Dayton:
Seeker - O Clã dos Guardiões (#1)

Sem comentários: