sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Opinião: O Diário Secreto de Laura Palmer

Título Original: The Secret Diary of Laura Palmer (1990)
Autor: Jennifer Lynch
Tradução: Ana Lourenço
ISBN: 9789896651121
Editora: Suma de Letras (2016)

Sinopse:

Laura Palmer — a rapariga de rosto doce de "Twin Peaks" — escondeu as suas acçõesmais sombrias e os sonhos mais retorcidos num diário secreto, a partir dos doze anos... até ao dia em que foi assassinada. O diário contém pistas importantes sobre a identidade do seu assassino. E, para os habitantes de TwinPeaks, tem início um mistério que irá obcecá-los a todos...

Opinião:

Apesar de nunca ter visto a série de televisão "Twin Peaks", sei muito bem qual é a música do genérico e que se trata de uma história que pôs muitas pessoas a fazer a seguinte pergunta: Quem matou Laura Palmer? Tinha uma certa curiosidade de ler este livro de Jennifer Lynch, filha de David Lynch, uma das mentes por trás da série. Afinal, prometia mostrar um outro lado da história e dar a conhecer a jovem que surge morta logo no primeiro episódio. Porém, também tinha receio que o facto de não ter acompanhado a trama na televisão me dificultasse a leitura. Felizmente, existe um bom equilíbrio.

O Diário Secreto de Laura Palmer faz-nos acompanhar o desenvolvimento de uma jovem entre o período da puberdade e a adolescência. O livro é escrito em formato diário, tal como o título promete, o que faz com que a narração aconteça na primeira pessoa. Isso permite-nos conhecer os pensamentos mais profundos da protagonista e as suas dúvidas. Torna-se então perceptível, que o ambiente em que Laura Palmer vive não é propriamente equilibrado, para além de que ela não é quem aparenta.

Se ao início parecia apenas uma jovem inocente que queria viver novas experiências, depressa percebemos que existe um desequilibro, cuja causa nunca é explicada, que a levará num caminho de autodestruição. A forma que Laura encontra para encontrar um pouco de controlo está na entrega de atividades consideradas imorais. É apenas desses momentos que ela sente-se senhora da sua condição, mas também é isso que aumenta a sua tragédia pessoal.

O formato diário tem, porém alguns inconvenientes, já que possui muitos saltos temporais. Isto faz com que seja difícil adivinhar o que aconteceu nesses períodos de tempo e com que, em certos momentos, seja um pouco difícil entender o que aconteceu à protagonista para ter existido tamanha mudança de um capítulo para o outro. Além disso, há muitas figuras que vão sendo introduzidas sem que exista grande introdução e sem que se perceba ao certo quem são e de que forma se relacionam com Laura.

Acredito que quem tenha visto a série não tenha sentido as dificuldade apresentadas em cima. O livro parece funcionar como um bom complemento para a série, e fez-me ficar com vontade de, pelo menos, ver os primeiros episódios. Porém, tal não impediu a minha leitura nem me fez sentir vontade de largar o livro. Devorei este volume até à última página e fiquei muito impressionada com o que Laura fez a si própria. Também não deixei de pensar no papel da sua família, que pareceu nunca reparar no que estava a acontecer a esta jovem.

O Diário de Laura Palmer parece ser um ótimo complemento para quem acompanhou "Twin Peaks" e quer saber mais sobre uma das personagens mais enigmáticas da série, mas também pode cativar outros leitores. Negro e desconcertante, leva-nos a refletir sobre a instabilidade da adolescência, sobre o papel da família na formação pessoal e sobre atitudes destrutivas. Além disso, deixa-nos pistas, ainda que pouco perceptíveis, de quem será o assassino desta jovem.

1 comentário:

Sara Santos disse...

Adoro, a serie, a musica, o filme <3 everything.