segunda-feira, 23 de maio de 2016

Opinião: Reunião de Heróis (Três Espadas Heroicas #1)

Autor: Ricardo Formigo
ISBN: 9789895166596
Editora: Chiado Editora (2016)

Sinopse:

Estes são tempos difíceis para os habitantes de Morlômbia! Depois de meio século de guerra, o Rei Travis morre em batalha e é sucedido pelo seu primo Fallow, um tirano que apenas se preocupa com o poder, devastando tudo e todos em busca do que quer. Annabelle, irmã de Travis, fica em perigo de vida e escapa da cidade de Madrasis rumo ao imponente Elmo do Martelo, uma fortaleza escondida nas montanhas, para proteger os Morlombos dos invasores Ingols. Com a chegada iminente da guerra civil, cada um dos lados esforça-se por reunir aliados e conquistar a sua lealdade. Mas quem serão os heróis dispostos a lutar por cada um dos pretendentes ao trono de Morlômbia?

Opinião:

Inspirados em grandes épicos da literatura fantásticas, Ricardo Formigo, jovem autor português, apresenta Reunião de Heróis, o primeiro volume da saga "Três Espadas Heroicas". Nas primeiras páginas desta leitura, percebe-se perfeitamente o ambiente medieval e fica logo a ideia de que existem muitas conspirações contra a coroa, o que nos insere logo na história. Porém, numa primeira fase não consegui parar de fazer comparações com outras obras. Felizmente, com o desenrolar da narrativa é possível perceber que também existem momentos mais originais.

Gostei que o autor arriscasse e que fizesse com que a figura central da obra fosse uma mulher. Apesar da história ser narrada através de vários pontos de vista, percebe-se que, numa sociedade onde seria esperado com todos seguissem um homem, uma jovem surge como uma fonte de esperança por todos aqueles que desejam fugir da tirania. Annabelle é a figura que inspira um povo, e apesar de ter ficado feliz pela aposta numa heroína, teria preferido que ele tivesse uma personalidade com mais falhas, de forma a torná-la mais humana.

Ao longo da leitura, percebe-se que o autor teve a preocupação de planear várias intrigas de modo a apresentá-las de forma credível. Este é, para mim, o ponto mais forte desta leitura, já que se percebe que a luta pelo poder consegue atravessar gerações, o que faz com que existam revelações inesperadas. Também é possível verificar que houve um trabalho de pesquisa no que toca a questões bélicas do período histórico em que se inspirada.

Porém, é fácil perceber que esta se trata de uma obra de estreia de um autor jovem. As personagens têm personalidades pouco surpreendentes, o que faz com que seja fácil dividi-las entre "boas" e "más" e com que as suas atitudes sejam previsíveis. O próprio enredo é tão rápido que faz com que muitos momentos sejam explicados de forma apressada. Desta forma, nem sempre é possível perceber ao certo o que aconteceu, tudo parece fácil de ser ultrapassado, e algumas relações surgem sem se perceber bem o que as motivou.

Livro que se lê com rapidez e que entretém, Reunião de Heróis é uma obra de estreia que tem algumas falhas, mas que faz acreditar que Ricardo Formigo tem talento e capacidade para se tornar melhor. Acredito que o próximo volume desta saga irá dar provas de evolução. Fico curiosa para saber o que o autor está a preparar.

Sem comentários: