segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Opinião: A Prometida do Capitão

Título Original: When a Scot Ties a Knot (2015)
Autor: Tessa Dare
Tradução: Carmo Vasconcelos Romão
ISBN: 9789898491329
Editora: TopSeller (2016)

Sinopse:

Maddie é bonita e talentosa, pelo que todos esperam que ela se case em breve. Mas Maddie é muito tímida em relação aos homens, além de ter um medo terrível de espaços públicos e multidões.Para se livrar de ter de ir a festas e ser cortejada, ela inventa um noivo imaginário: um capitão escocês de nome MacKenzie, muito apaixonado e dedicado, a quem escreve cartas onde revela os seus mais íntimos desejos e anseios. Aproveitando as prolongadas ausências do capitão, que vive convenientemente longe por causa da guerra, Maddie vai conseguindo escapar à pressão de se apresentar à sociedade.Anos depois, porém, o inimaginável acontece: o capitão, produto da sua imaginação, aparece-lhe em carne e osso. Este capitão Logan MacKenzie é um soldado atraente, mas rude e selvagem. E o pior de tudo é que tem na sua posse as cartas de Maddie, aquelas que ela escreveu ao seu noivo fictício, e que contêm segredos inconfessáveis. Agora, o capitão pretende fazê-la cumprir todas as promessas que ela lhe fez e que nunca esperou ter de concretizar…

Opinião:

Em A Prometida do Capitão, Tessa Dare junta alguns ingredientes muito apreciados pelas leitoras mais românticas. Acontece no Período da Regência, a protagonista é uma jovem que não se adapta à sociedade, apresenta uma história com mistérios e algumas reviravoltas interessantes, possui cenas mais "quentes" e, como se isto não bastasse, o interesse da nossa heroína vai para um escocês de aspecto másculo.

O início deste livro está divertido, já que se trata de uma troca de caras com um destinatário imaginário. Nestes pequenos textos é possível começar a perceber quem é Maddie, como é o ambiente que a rodeia, quais são as suas angústias e desejos, e não deixa de ser engraçado assistir ao seu lado mais brincalhão. Porém, acaba por se tratar de uma heroína um pouco comum. No final, não há nenhum traço que me fará distingui-la de tantas outras protagonistas de livros do mesmo género.

Logan MacKenzie é uma personagem que evolui ao longo da narrativa. Porém, gostaria que tal tivesse acontecido com maior subtileza. No início, ele é um homem determinado a alcançar um objetivo, custe o que custar. Não parece interessado em sentimentos e recusa-se a sequer aceitar as suas fraquezas. Mas tal como seria de esperar, tudo isto irá mudar num instante. A autora tentou associar algumas questões relativas ao seu passado, mas tais não foram bem trabalhadas.

A forma como o romance acontece é rápida. Tendo em conta a forma como tudo teve início, gostaria que, numa primeira fase, houvesse um amor-ódio mais acentuado. Porém, e tendo em conta que o leitor tem acesso aos pontos de vista de ambos, percebesse que tudo acontece de uma forma demasiado rápida e que o envolvimento acaba, então por ser inevitável. A atração física é imediata e está bem descrita. Existem diversos momentos mais sexuais, mas estes não dominam a narrativa.

A certo ponto senti que a autora estava demasiado concentrada no romance em si e que acabou por deixar muitas pontas soltas. Além disso, houve momentos cujos elementos neles contidos ou acontecimento não pareceram adequados à época histórica em que a trama se passa. Apesar de tudo, não deixa de ser uma leitura que distrai com facilidade, que diverte e transmite uma história de amor que, na sua base, é bonita.

A conclusão não surpreende e acaba por ser a desejada. Gostaria de ter sentido maior perigo mais perto do final, mas em nenhum momento duvidei das intenções de Tessa Dare. No final, senti que me distraí com esta leitura e que, apesar de todos os aspetos menos bons, até me diverti. A Prometida do Capitão não é um livro memorável, mas acaba por apelar ao lado mais romântico que todas a leitoras, inevitavelmente, possuem.

Sem comentários: