segunda-feira, 11 de maio de 2015

Opinião: Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Título original: A Monster Calls (2011)
Autor: Patrick Ness
Tradução: Ana Cristina Pais
ISBN: 9789722354608
Editora: Editorial Presença (2015)

Sinopse:

Passava pouco da meia-noite quando o monstro apareceu.
Inspirado numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007, Patrick Ness criou uma história de uma beleza tocante, que aborda verdades dolorosas com elegância e profundidade, sem nunca perder de vista a esperança no futuro. Fala-nos dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para os ultrapassar. Fantasia e realidade misturam-se num livro de exceção, com ilustrações soberbas que complementam e expandem a beleza do texto.

Opinião:

Assim que peguei em Sete Minutos Depois da Meia-Noite senti que estava perante um livro diferente. É um livro pequeno mas que tem um peso maior do que imaginava ao início. Ao abri-lo, depressa percebi que houve um cuidado especial com esta edição. As páginas são de grande qualidade e as ilustrações de Jim Kay são misteriosas, obscuras e belas. Para completar esta primeira apreciação, quero acrescentar que se sente um cheiro diferente e característico que de certo vai cativar outros entusiastas de livros que gostam destes pequenos pormenores.

A história é narrada com simplicidade, mas tal não significa que se trata de uma trama superficial. Pelo contrário. Depressa ser percebe que este livro procurar explorar emoções humanas comuns e profundas. Trata-se de uma descoberta do "eu" e do contraste entre quem acreditamos ser e quem realmente somos.

Connor é o protagonista. Poder-se-ia pensar que por ter 13 anos ele seria um jovem que, como está a formar a sua personalidade, teria emoções que não iriam criar identificação com o público adulto. Enganam-se. O livro pode ser apresentado como destinado a um público jovem, mas a verdade é que Connor promete marcar leitores de todas as idades.

A situação familiar de Connor é comum nos dias de hoje e, infelizmente, os seus problemas também. Logo se percebe que ele é mais maduro do que seria de esperar para alguém da sua idade, mas que continua a manter traços de menino. A forma como ele lida com os outros deixa adivinhar o que ele sente por ele próprio. É com emoção que o vemos descobrir as suas próprias fraquezas e necessidades, uma vez que ele dificuldades em as admitir.

O monstro, representação da realidade no seu estado puro, selvagem e verdadeiro, é uma criação belíssima. Adorei as suas histórias que revelam sempre uma moral inesperada e que nos fazem pensar sobre o que está para lá do que é aparente. Ele vem acrescentar um tom fantasioso a esta narrativa dura e pesada. A forma como Connor se relaciona com o monstro é representativa da revolta que existe dentro dele.

A leitura cativa desde o início e o livro é lido com rapidez. Em momento algum é aborrecido, pois atrai sempre o interesse quer pela trama quer pela bonita forma como está escrito. O autor realmente consegue transportar-nos para um local íntimo de autodescoberta, onde a dor, a perda, a solidão e a incapacidade de admitir emoções nos afecta de uma forma incomparável.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite é um livro que recomendo a todos. Belo, intimista, misterioso e obscuro, proporciona uma leitura sem igual e que certamente marcará. Uma verdadeira lição de vida.

3 comentários:

Rita Verdial disse...

Olá Cláudia!

Também gostei muito deste livro e acho que é muito mais que uma obra juvenil.
Para mim foi sem dúvida uma história tocante em que dei por mim, por vezes, com a garganta apertada. Confesso que, lá para o final, até me caiu mesmo uma lágrima.
É uma história belíssima, embora com a sua tristeza, que tal como tu recomendo a todos.

Beijinho :)

Carla disse...

Olá
Adorei este livro, tem um cantinho no meu coração para ele.
Beijinhos e boas leituras.

Cláudia disse...

Olá Rita e Carla,

Ainda bem que já tiveram a oportunidade de o ler. É daqueles que fica connosco :)

Beijinho às duas!