quarta-feira, 22 de abril de 2015

Opinião: A Música do Silêncio (A Crónica do Regicida #2.5)

Título original: The Slow Regard of Silent Things (2014)
Autor: Patrick Rothfuss
Tradução: Renato Carreira
ISBN: 9789892330716
Editora: Asa (2015)

Sinopse:

Sob a Universidade há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem da sua existência: uma rede descontínua de túneis antigos, corredores serpenteantes e salas abandonadas. Ali, no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem.
O seu nome é Auri, e é uma jovem cheia de segredos.
A Música do Silêncio é um vislumbre breve e agridoce da sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história oferece-nos a oportunidade de ver o mundo pelos olhos de Auri. E dá-nos a oportunidade de conhecer algumas coisas que só ela sabe...
Neste livro, Patrick Rothfuss leva-nos ao mundo de uma das personagens mais enigmáticas da série "A Crónica do Regicida".
Repleto de segredos e mistérios, A Música do Silêncio é uma narrativa sobre uma jovem ferida a tentar viver num mundo destruído

Opinião: 

Ansiosa pela continuação de O Nome do Vento e O Medo do Homem Sábio, fiquei feliz ao saber que a Asa, através da coleção 1001 Mundos, ia publicar A Música do Silêncio. Percebi desde cedo que não se tratava na desejada continuação da história de Kvothe, mas sim de um livro que pretendia explorar uma das personagens mais misteriosas deste universo criado por Patrick Rothfuss: Auri.

Assim que o livro me chegou às mãos, adorei perceber que se tratava de uma edição em capa dura. As dimensões podem ser mais pequenas do que é habitual, mas sente-se à partida que se está perante um livro que foi preparado de forma cuidada. Ao folhear rapidamente as páginas, adorei perceber que existiam ilustrações. Os desenhos são de autoria de Nate Taylor e ajudam a enriquecer a obra.

A narrativa não é comum e o próprio autor admite isso. Confesso que uma das primeiras coisas que li foi a nota final do autor e nela sentem-se as dúvidas, hesitações e receios de Patrick Rothfuss quanto a esta obra que acreditava que nunca iria ser publicada. Afinal, esta é uma história muito diferente do que é habitual e que apesar de se passar no universo de "A Crónica do Regicida" se afasta desta em estilo e objetivo.

Auri é a única figura presente nestas páginas (se não contarmos com Foxen, claro). E se ela já era estranha e misteriosa em outros títulos, a verdade é que mantém essas características nestas páginas. No início, pode sentir-se uma certa estranheza. Afinal, não está a ser contada uma história que tenha um desenrolar comum, mas está sim a ser relatado o dia a dia de Auri. Ela vive na Subcoisa, os subterrâneos que existe por baixo da Universidade.

Ao longo da leitura, fiquei com a sensação de que me foi permitido entrar na rotina de Auri. Apesar de viver sozinha, ela cria obrigações e mantém-se activa. Ao início pode custar associar os nomes que ela dá aos espaços à concepção desses locais, mas com o passar das páginas percebe-se que Auri tem uma grande necessidade de organizar e esquematizar a sua vida. E foi aqui que ela me levou a pensar sobre os objectivos que tenho para cada dia.

Pode parecer estranho estar a ler sobre as obrigações que esta jovem impõe a si própria. Por vezes, surgiram mesmo momentos que acabaram por ser mais aborrecidos. Mas também é verdade que se fica com a sensação da segurança que o controlo dá. Afinal, Auri é a senhora da Subcoisa, tudo está como ela acredita que deveria estar e é isso que a deixa tranquila ao final do dia.

O que mais me impressionou em Auri é que ela é uma solitária mas que não sente a solidão. É verdade que se percebe que ela espera a visita de alguém (e até conseguimos facilmente adivinhar quem é esse alguém), mas percebe-se que ela sente-se em paz naqueles espaços que são só dela. Sente-se o silêncio que a rodeia, mas este não a sufoca ou atormenta, muito pelo contrário. Para Auri, o silêncio da Subcoisa é sinal que tudo está no seu lugar e que ela pode estar tranquila. Quando percebi isso, senti uma enorme empatia por Auri. Ela é uma jovem que aparenta fragilidade mas que transmite uma noção de autoestima muito diferente do habitual. Afinal, só alguém que gosta muito de si própria conseguiria viver apenas na sua própria companhia.

A Música do Silêncio é um livro introspectivo. Através das acções de Auri somos levados a refletir sobre características nossas que dificilmente revelamos aos outros. Este não é um livro para quem procura uma história de acção e aventura, mas é sim uma ótima leitura para quem quer conhecer melhor os segredos do mundo de A Crónica do Regicida ou simplesmente quem goste de livros que transmitam uma mensagem que chega ao coração e explorem personagens diferentes do habitual

2 comentários:

Maurilei Teodoro disse...

É um livro que não agradará a todos, mas digo que gostei muito.

bomlivro1811.blogspot.com.br

Cláudia disse...

Verdade Maurilei. E diferente e pode desagradar a quem está à espera de algo mais ao género de "O Nome do Vento", mas proporciona uma boa leitura.
Beijinho