quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Opinião: Adivinha Quem Sou

Título Original: Adivina Quién Soy (2014)
Autor: Megan Maxwell
Tradução: Cristina Silva
ISBN: 9789896575953
Editora: Planeta (2015)

Sinopse:

Yanira muda-se para Barcelona e começa a trabalhar como camareira num cruzeiro de férias. No navio também está Dylan, um atraente empregado da secção de manutenção que quase nem lhe liga. O que ela não sabe é que ele a observa mais do que pensa e, apesar dos mal-entendidos que surgem entre eles, a atracção que sentem fá-los-á encontrarem-se e partilhar um sem-fim de jogos mórbidos, divertidos e sensuais.

Opinião:

Megan Maxwell é um nome conhecido entre os fãs de literatura erótica. Adivinha Quem Sou é o seu mais recente livro lançado em Portugal e o início de uma saga que promete fazer as delícias quem ficou rendido ao estilo da autora. Para quem vai agora conhecer Maxwell fica um aviso: as suas histórias são sempre divertidas, têm mulheres de personalidade forte e são muito quentes. E este livro não foge à regra!

Yanira, a protagonista desta trama, faz recordar Judith e Melanie. Isto acontece porque se trata de uma mulher com um feitio especial, dona de um grande coração sempre pronta para a diversão e que se entrega totalmente à paixão. Estas características, por um lado, são agradáveis porque já são marca de Megan Maxwell e não causam estranheza, mas por outro fica a sensação de repetição. O que mais gostei em Yanira foi o facto de sentir que se trata de alguém cheio de vida, apesar de ser apenas uma personagem de ficção. Contudo, a forma como se adapta ao que lhe acontece, faz com que perca algum do seu encanto e perca aquilo que a distingue.

O homem que rouba as atenções a Yanira é Dylan. As descrições desta personagem são sempre feitas do ponto de vista da protagonista e mostram bem o que a atraí nele. Como tal, Dylan acaba por nos ser apresentado como um verdadeiro deus grego misterioso. Ao início, e tal como Yanira, queremos descobrir quem é este homem e que segredos esconde. Gostei do facto de ele ser um trabalhador comum, já que o habitual neste tipo de leitura é a heroína cair de amores por um homem poderoso. Contudo, quando Dylan desvenda os seus segredos, para mim houve uma certa desilusão e também ele perdeu o encanto.

O envolvimento de Yanira com Dylan é feito de forma gradual. Como tal, isto levamos a uma leitura rápida, pois as picardias e desentendimentos entre os dois são bastante divertidos. A forma como eles se aproximam está bem construída, uma vez que nos dá a entender a evolução dos sentimentos e emoções. Também gostei de a autora explorar os problemas que surgem dentro de uma relação, uma vez que nos mostram que mesmo quando os sentimentos são mútuos é preciso lutar para que tudo funcione de forma saudável e equilibrada.

A narrativa pode ser dividida em três fases. Inicialmente acompanhamos Yanira na sua vida em Tenerife, local onde sempre viveu, depois vemos a protagonista a começar a trabalhar num cruzeiro para logo de seguida acompanharmos o que vem após essa experiência. Vendo numa perspectiva geral, este encadeamento faz sentido, mas enquanto estava a ler, perguntei-me se não estava a ler três tramas diferentes. Gostaria de ter visto mais fluidez entre a ligação entre cada uma destas partes. Para além disso, interroguei-me sobre a necessidade de alguns temas que foram abordados inicialmente para o desenrolar da narrativa.

A conclusão apresentada pela autora deixa a trama em aberto. E se por um lado isso nos dá vontade de ler o próximo volume para perceber o que realmente aconteceu a todas as suas implicações, por outro deixa-nos com a sensação de que terminamos um livro mas a história ficou incompleta. Não é o meu método favorito de encerrar um livro, mas percebo qual é a intenção.

Adivinha Quem Sou é um livro com altos e baixos. Apesar de, no meu ponto de vista, possuir algumas falhas, a verdade é que não deixa de ser uma leitura leve, divertida e despreocupada. As expressões utilizadas, as situações caricatas, os temperamentos fortes, o calor e a música que se fazem sentir a cada capítulo conseguem alegrar e fazer com que a última página chegue rapidamente.

Outras opiniões a livros de Megan Maxwell:
Pede-me o Que Quiseres (#1)
Pede-me o Que Quiseres Agora e Sempre (#2)

Surpreende-me

Sem comentários: