domingo, 23 de novembro de 2014

Opinião: Gata Branca (The Curse Workers #1)

Título Original: White Cat - The Curse Workers (2011)
Autor: Holly Black
Tradução: Marta Mendonça
ISBN: 9789722354158
Editora: Editorial Presença (2014)

Sinopse:

Cassel Sharpe é um jovem de dezassete anos que deseja ter uma vida normal. Mas quando se nasce numa família com uma forte tradição em manipulação de maldições a normalidade não é algo fácil de alcançar. Cassel vive ensombrado pela ameaça de, a qualquer momento, os poderes maléficos que correm na sua família se manifestarem também em si. Por diversas vezes, a sua vida é posta em risco quando, em sucessivos episódios de sonambulismo, passeia pelos telhados do colégio interno que frequenta. De volta a casa, torna-se cada vez mais claro para Cassel que um tenebroso segredo familiar ameaça destruí-lo. Desejoso de perceber quem realmente é, o jovem inicia uma cruzada de autodescoberta que o leva a enfrentar perigos cada vez maiores.
Holly Black traz-nos uma narrativa fascinante que abre um novo capítulo neste género literário, o thriller noire.

Opinião:

Repleto de intriga, mistério, maldições e muitas emoções, Gata Branca é um livro destinado a um público jovem mas que também faz as delícias dos leitores mais adultos. Uma leitura que ao início pode causar alguma estranheza, mas que aos poucos e poucos vai tornando a leitura viciante. As personagens cativam, a acção é rápida, as relações surpreendem e o conceito de manipuladores vai-se entranhando.

Cassel Sharpe é o protagonista desta história criada por Holly Black. Ao início, ele não me pareceu uma figura fácil de entender. Mais tarde percebi que isso se deve ao facto de ser uma personagem bem estruturada e dotada de diferentes dimensões. Nas primeiras páginas, é fácil perceber que ele é um rapaz dotado de sentido de humor, que não confia facilmente nos outros, que é adepto da mentira e da manipulação. Só ao conhecer a sua história percebemos as razões de ele assim ser e surge então empatia por esta figura. Com o decorrer da narrativa, vemos que ele possui valores nobres, o que o tornam num trapaceiro de quem é fácil gostar. Os seus desejos, angústias e necessidade de pertencer a um grupo tornam esta personagem em alguém que acreditamos ser real.

A família de Cassel está longe de ter um modelo convencional. Faz lembras as famílias que servem grandes senhores da máfia, uma vez que existe um estranho sentido de lealdade e devoção que leva os seus membros a praticar crimes hediondos. A mãe de Cassel surge poucas vezes, mas confesso que me não me provoca qualquer simpatia. Sugere ser alguém egoísta e que não entende os filhos, o que acaba por justificar muito do que acontece nestas páginas. Os irmãos de Cassel, são muito relevantes para a narrativa. É curioso ver como os sentimentos do protagonista relativamente aos dois irmãos vão sendo alterados conforme a história avança, ficando presente que o amadurecimento nos leva a ver certas atitudes de forma diferente. Já o avô de Cassel foi o membro de quem mais gostei. Um senhor com um humor retorcido, muito rezingão mas também perspicaz.

A gata que dá o título ao livro é um dos elementos mais enigmáticos da narrativa. Está sempre presente, e ao início não é fácil entender qual é a sua finalidade. Contudo, a um certo momento, conseguimos perceber sozinhos o papel desta figura, muito antes do protagonista. A partir daí, queremos ver o mistério exposto, queremos conhecer melhor esta personagem que se torna num ponto central de toda a história.

A trama em si parece estar dividida em duas partes distintas. Na primeira, é feita a apresentação. Nesta fase, tudo parece surgir de uma forma lenta e não é fácil entender o caminho que a autora pretende seguir. Cassel não cativa de imediato pois parece estar limitado pelo espaço onde se encontra. Contudo, existem alguns mistérios que intrigam e impelem a continuar. A segunda fase surge quando Cassel começa uma investigação intensa e que lhe dá resultados inesperados. É verdade que a partir do momento em que recebemos certas informações conseguimos depressa perceber o que vai acontecer, mas existem um entusiasmo crescente em acompanhar o protagonista, pois é aqui que ele começa a cativar e a marcar a diferença. O ritmo da leitura acelera e torna-se difícil largar o livro.

Este volume é muito focado no acompanhar de Cassel por situações reveladoras e de grande perigo, contudo, a autora, de forma subtil, acaba por apresentar um mundo muito cativante que gostaria de ter visto mais desenvolvido. É fácil perceber a divisão que existe na sociedade, o medo dos manipuladores, as propostas políticas de controlo, os grupos que não aceitam a diferença e aquelas que acreditam na coexistência pacifica. Deste modo, Black tenta dar a entender que pensou bem no cenário desta trama, e que existem factores externos a Cassel que ainda poderão atravessar-se no seu caminho.

Relativamente ao conceito de manipuladores, achei curioso o facto de estes estarem associados a maldições. Isto faz com que, inevitavelmente, eles sejam vistos com uma conexão negativa, afinal, as maldições usam o outro em benefício próprio, causando dor e sofrimento. Ao longo da leitura, pensei se estes "dons mágicos" estão associados a maldições devido à própria natureza humana. O poder faz com que seja usado para se conseguir algo que se deseja, sem medir as consequências. Caso a natureza humana for altruísta e bondosa, serão as maldições vistas como dons úteis para todos? Penso que este é um tema que a autora tentou, neste livro, expor de uma forma bastante subtil e que será desenvolvido no próximo. Uma ideia muito curiosa, que dá que pensar e que torna este livro mais profundo do que pode aparentar.

Gata Branca fez-me sentir estar dentro de uma história passada no seio da máfia mas repleta de elementos mágicos. Apresenta uma história cheia de mistérios e acontecimentos interessantes, mas também explora um protagonista complexo que dificilmente será esquecido. Aconselho a leitura deste livro e espero, sinceramente, continuar a acompanhar esta coleção de manipuladores de maldições criada por Holly Black.

Para mais informações sobre o livro Gata Branca, clique aqui.

Está em sorteio um exemplar deste livro aqui. Participem!

Sem comentários: