quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Opinião: Percy Jackson e a Maldição do Titã (Percy Jackson #3)

Autor: Rick Riordan
Título Original: The Titan's Curse (2007)
Tradução: Dina Antunes
ISBN: 9789724620251
Editora: Casa das Letras (2011)

Sinopse:

Uma chamada urgente e aflita do amigo Grover é o sinal para Percy Jackson da iminência de mais uma batalha memorável. É também hora de convocar todos os seus poderosos aliados semideuses, de pegar na sua confiável espada de bronze e... ter a ajuda de sua mãe.Os semideuses correm imediatamente em seu auxílio e descobrem que Grover fez um importante achado: dois poderosos meio-sangues, Bianca e Nico di Angelo, cujo parentesco é desconhecido. Mas não é só isso que os espera. O titã Cronos criou a sua mais traiçoeira estratégia, e os jovens heróis caíram como presas indefesas.Mas não são os únicos em perigo. Um antigo monstro – que dizem ser tão poderoso que poderia destruir o Olimpo – ressurgiu e Artemis, a única deusa que parece saber como combatê-lo, está desaparecida. Percy e os seus amigos juntam-se aos Caçadores de Artemis e têm apenas uma semana para encontrar a deusa desaparecida e desvendar o mistério sobre este terrível monstro. Pelo caminho eles enfrentarão o seu mais perigoso desafio: a petrificante profecia da maldição do titã.

Opinião:

A saga "Percy Jackson" é claramente destinada a um público jovem, mas proporciona um bom entretenimento aos leitores mais maduros que apreciam mitologia. Por estar a precisar de uma leitura mais leve e descontraída, decidi regressar a esta saga, que é de autoria de Rick Riordan, e pegar em Percy Jackson e a Maldição do Titã, o terceiro volume.

A fórmula usada pelo autor para este livro é muito semelhante à que já nos foi apresentada nos dois volumes anteriores. A principal diferença está na maior intensidade da acção. Logo no início somos transportados para uma missão que dá o mote para a aventura central. Assim, existe a sensação de que está sempre algo novo a acontecer, o que motiva a leitura e coloca para um plano secundário aspectos menos agradáveis.

Foi com curiosidade que achei Percy Jackson, o protagonista, mais imaturo do que nos volumes anteriores. Isto pode ter acontecido, muito provavelmente, por ter lido os outros dois livros numa fase diferente da minha vida, o que me levou a notar mais nesta diferença. Deste modo, Percy Jackson tornou-se um miúdo impulsivo e demasiado preocupado com a imagem que passa aos outros. Estas características fazem com que ele não caía no estereótipo aborrecido de herói corajoso e perfeito, fazendo dele uma figura mais interessante.

Tália foi uma das personagens secundárias que mais gostei de acompanhar. A sua personalidade faz tudo o sentido, e os momentos em que ele choca com Percy colocam o herói numa posição muito diferente à que estava habituado. Annabeth está mais apagada neste volume e confesso que não senti a falta dela. Grover continua a ser o típico parceiro do herói que acaba sempre em situações humorísticas e, por isso, é previsível.

O que mais gostei desta leitura voltou a ser a componente mitológica. Adorei as Caçadores de Artemisa, adorei voltar a ver os deuses do Olimpo e de conhecer um pouco melhor algumas destas personalidades. O vilão pareceu-me demasiado banal, sendo que o que mais me atraiu nele foi mesmo o facto de ele ser alguém que eu sempre imaginei de uma forma muito diferente. Achei as modificações operadas em Luke interessantes e estou curiosa para saber o que lhe vai acontecer.

A escrita é directa, fácil de acompanhar e proporciona uma leitura rápida. Contudo, por vezes sentia-me incomodada com algumas expressões utilizadas, tais como "jogou fora" ou "abalou". O enredo não é nada de excepcional e chega mesmo a ser previsível. A partir do momento em que uma profecia é anunciada quase que conseguimos adivinhar tudo o que vai acontecer.

O final deixou-me com vontade de continuar a ler esta saga. Existem duas revelações que, apesar de não serem inesperadas, prometem desenvolvimentos interessantes. Percy Jackson e a Maldição do Titã é uma leitura agradável, pouco exigente e que diverte, Exactamente o que estava à espera.

Outras opiniões a livros de Rick Riordan:
O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)

Sem comentários: