segunda-feira, 7 de julho de 2014

Opinião: Um Amor ao Luar

Título Original: Ruined by Moonlight (2012)
Autor: Emma Wildes
Tradução: Maria José Santos
ISBN: 9789896574956
Editora: Planeta (2014)

Sinopse:

Quando Lady Elena Morrow de súbito desaparece, a família fica desesperada para a encontrar e para impedir que a história alastre pela sociedade londrina, antes que a sua reputação seja destruída. Infelizmente, pode ser impossível evitar um escândalo. O visconde Andrews, mais conhecido como o Corvo, o libertino mais célebre de Londres, desapareceu no mesmo momento. Benjamin Wallace, Lorde Heathton é pressionado para ajudar a encontrar Lady Elena antes que a associação com o desaparecimento de Andrews lhe ponha fim à inocência - presumindo que a jovem e vulnerável senhora queira ser encontrada…

Opinião:

Os fãs dos livros de Emma Wildes vão apreciar Um Amor ao Luar. Mais uma vez, a autora pega na alta sociedade britânica do século XIX e explora os costumes e tabus desta classe tão restrita e tão cheia de regras.

Elena e Andrews são o casal principal desta trama. Ela é uma jovem bela e que ficou recentemente noiva; ele, um homem conhecido pelas suas aventuras amorosas escandalosas. O choque entre inocência e libertinagem não é uma novidade neste tipo de leitura, o que faz com que o desenrolar da relação entre estas duas personagens não apresente grandes surpresas. É fácil perceber que os objectivos da autora para Elena e Andrews consistem no desabrochar  dela e na redenção dele. A ideia de os fechar uma torre força a o teor romântico, o que faz com que este casal não seja memorável.

Mas Emma Wildes não foca esta trama apenas em Elena e Andrews. A autora decidiu ainda explorar um outro casal, e este sim cativou-me. Refiro-me a Alicia e Ben, que formam o típico casal da alta sociedade que casou por interesses não relacionados ao amor. Fiquei bem impressionada com Alicia, uma mulher que assume as funções que lhe são atribuídas, mas que deseja mais. O ultimato feito ao marido e a forma como se envolve em investigações fazem-na na personagem mais interessante do livro. Também apreciei a mudança de atitude de Ben, que, com o tempo, percebe que o casamento é mais do que um contrato, e começa a lutar pelo amor de Alicia.

O mistério do rapto de Elena e de Andrews é o que faz mover esta acção leve. Por um lado acompanhamos as buscas de Ben, por outro estamos ao lado do casal encarcerado a tentar compreender a razão de estarem fechados numa torre. A vontade de perceber os motivos do raptor cresce e faz motivar a leitura. Contudo, surgem pistas que permitem adivinhar algumas questões.

O final da trama não corresponde às expectativas. É brusco e não apresenta todas as respostas que procurávamos. Ficou muito por explicar, e o desinteresse repentino das personagens por alguns assuntos incomodou-me. Afinal, houve um rapto, o que nunca pode ser visto como algo positivo.

O estilo de escrita de Emma Wildes é bastante simples e por isso a leitura fluí. Contudo, a trama carece de maior complexidade e consistência, e as personagens principais poderiam ter personalidades mais originais. Um Amor ao Luar revela ser uma leitura leve, que exige pouco e que dificilmente se tornará memorável.

Outras opiniões a livros de Emma Wildes:
Traída pelo Destino

Sem comentários: