quinta-feira, 1 de maio de 2014

Opinião: A Estranha Vida de Nobody Owens

Autor: Neil Gaiman
Título Original: The Graveyard Book (2007)
Tradução: Fátima Andrade
ISBN: 9789722343596
Editora: Editorial Presença (2010)

Sinopse:

Nobody Owens podia ser um rapaz absolutamente normal, tirando o facto de viver num cemitério e de ter sido criado por fantasmas e almas penadas sempre guardado por Silas, o guarda solitário que não está nem morto nem vivo. No cemitério vai viver aventuras e situações de perigo, mas a verdadeira aventura começa quando decide abandonar o lugar para defuntos...
Suspense, humor e magia num livro destinado a tornar-se uma obra de culto da ficção juvenil.

Opinião:

A Estranha Vida de Nobody Owens é aquele tipo de livro que dedicado a um público juvenil não deixa de cativar adultos. Composto por um conjunto de capítulos que funcionam como pequenos contos que relatam experiências de vida do jovem protagonista ao longo do seu crescimento, agarra leitores de todas as idades pela simplicidade da escrita e pela profundidade dos temas abordados.

A primeira figura que Neil Gaiman nos apresenta é a do grande vilão. O homem Jack parece ser a representação de mal puro e é difícil perceber as suas reais motivações. O que se sabe é que mata sem dó nem piedade e que não gosta de deixar assuntos por terminar. Nobody, o protagonista, escapa do massacre apesar de ser apenas um bebé. E se a explicação pra esta fuga pode não parecer convincente, isso rapidamente é colocado de lado quando se conhece os habitantes do cemitério. Adorei-os! As personalidades estão fantásticas e fiquei rendida ao facto de se tratarem de pessoas que já morreram há alguns anos, o que permite um choque de realidades interessante e por vezes engraçado. Eles aceitam o facto de estarem mortos sem dramatismos, o que torna a vida do cemitério mais leve do que inicialmente poderíamos imaginar. Achei também curioso o facto de sem qualquer explicação ser possível perceber quem é Silas e a Dama de Cinzento.

Como já disse, ao longo dos vários capítulos que parecem funcionar como pequenos contos ou relatos de fases da vida de Nobody Owens, ficamos a conhecer algumas das peripécias que moldaram a sua personalidade e vemos de que forma foi possível ele ser criado num cemitério. É curioso ver que apesar das circunstâncias, Nobody é uma criança que se assemelha a tantas outras devido ao espírito curioso, vontade de brincar e pelos seus pensamentos. Ele parece ser sempre descrito como um alguém que irradia luz, que também estímula os mortos e a naturalidade com que aceita viver onde vive faz-nos, por alguns momentos, esquecer de imaginar o cemitério negro e decrépito onde está.

A introdução de outros elementos fantásticos, tais como os Mastins de Deus, bruxas, ghouls e o sleer, acontecem em momentos chave. É com interesse que se assiste à relação do protagonista com todos eles, tornando-se evidente a sua coragem e a capacidade de aceitar o que é diferente.

Quero ainda deixar uma nota paras as ilustrações do livro. Cada capítulo tem direito a um desenho e estes são deliciosos. AS ilustrações de autoria de Chris Riddell ajudam conseguem dar um toque mais bizarro ao livro e fazem juz às descrições do autor, o que auxilia no processo de imaginar algumas figuras novas. São, sem dúvida, uma mais-valia para esta obra.

No final, fica a sensação de despedida e de que tudo aconteceu demasiado depressa. Há o desejo de ter visto outras fases da evolução de Nobody Owens e ainda perceber alguns dos mistérios do cemitério que ficaram por desvendar. Contudo, admito que o desfecho está bem concretizado e acaba por deixar uma mensagem interessante sobre amor mas também sobre a coragem necessária para enfrentar o desconhecido e travar o nosso próprio caminho. Recomendo.

3 comentários:

Bárbara Castro disse...

Sempre que passo por este livro numa livraria acabo por pegar nele para contemplar mais uma vez as ilustrações, são mesmo muito bonitas :)Durante muito tempo estava convencida que era o mesmo ilustrador de As histórias de terror da entrada do túnel!
Estão ambos na minha lista de livros a ler :)

Tomé
http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

Neptuno_avista disse...

Requisitei este livro recentemente para ler. Vou com boas expectativas, já que tenho lido boas opiniões dele, como a tua :)
Beijinho

Cláudia disse...

Também eu ficava sempre a olhar para a capa e com vontade de o ler devido a todas as boas opiniões que foi vendo. Espero que gostem tanto de o ler quanto eu :)*