segunda-feira, 28 de abril de 2014

Opinião: O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)

Autor: Rick Riordan
Título Original: The Lost Hero (2010)
Tradução: Nuno Daun e Lorena
ISBN: 9789896574918
Editora: Planeta (2014)

Sinopse:

Jason tem um problema. Não se lembra de nada antes de acordar num autocarro escolar de mãos dadas com uma miúda. Aparentemente, é a namorada Piper, e o seu melhor amigo é um rapaz chamado Leo, e os três são alunos da Escola Wilderness, um internato para «crianças más». O que terá feito para acabar ali, Jason não tem a mais pequena ideia, excepto que tudo parece muito errado.
Piper tem um segredo. O pai está desaparecido há três dias, e os pesadelos vívidos revelam que corre um perigo terrível. Agora o namorado não a reconhece, e quando uma estranha tempestade e estranhas criaturas atacam durante uma viagem da escola, ela, Jason e Leo são levados para um lugar chamado Campo dos Mestiços. O que está a acontecer?
Leo tem jeito com ferramentas. A nova cabana no Campo dos Mestiços está cheia delas. Este lugar é selvagem, com treinos com armas, monstros e raparigas bonitas. O que o incomoda é a maldição de que todos falam quando desaparece um jovem. O mais estranho é que os companheiros insistem que são todos, incluindo Leo relacionados com um deus.

Opinião:

Rick Riordan é o autor da conhecida série de livros protagonizados por Percy Jackson, um semideus filho de Poseídon. Infelizmente não tive oportunidade de ler todos os livros dessa série composta por cinco volumes, tendo apenas ficado pelo segundo. Contudo, recordo que apesar do tom mais juvenil, fiquei cativada pela forma como o autor misturou a mitologia grega com  aspectos tão comuns dos dias de hoje. Foi por isso com expectativa que peguei em O Herói Desaparecido, o primeiro volume de uma nova série que se passa no mesmo mundo que Percy Jackson.

O início deste livro faz recordar a fórmula usada no início de Percy Jackson. Mais uma vez, voltamos a assistir a uma visita de estudo que é interrompida por um ataque de monstros. Alguém próximo do herói revela ser um sátiro responsável pela protecção de semideuses e é a partir daí que o herói percebe quem realmente é. Contudo, existem também algumas diferenças; apesar de o herói ser Jasão existem outras duas figuras de grande destaque, Piper e Leo, para além de que Jasão tem uma menor memória do seu passado. Logo aqui percebemos que estamos perante um mistério que vai condicionar a trama.

Mais uma vez, voltamos ao Campo de Mestiços e voltamos a deparar com algumas das personagens que ficaram conhecidas na série Percy Jackson, apesar de agora terem um papel menos relevante. Este facto fortalece a noção de proximidade do leitor com o livro. Eu confesso ser fã do Campo dos Mestiços, por isso foi com uma grande satisfação que lá regressei. Adoro a organização dos semideuses por diferentes cabanas, cada uma dedicada a um dos deuses do Olimpo. Gosto da forma como o autor consegue transmitir as características de cada deus através da descrição de uma casa, mas também através das personalidades dos seus filhos. É interessante ver como os semideuses se organizam dentro das suas casas e com os filhos de outros deuses. Gosto ainda do ambiente de campo de férias permanente, no qual existe um verdadeiro espírito de camaradagem e muitos desafios.

Eu já gostava da forma como o autor incorporava os elementos da mitologia grega em situações modernas e da caracterização das figuras mitológicas, mas este livro conseguiu deixar-me ainda mais entusiasmada quanto a este aspecto. Isto porque também surge mitologia romana! Ao início é algo que surge um pouco confuso, quase que parece um engano ou uma troca de palavras. Depois, percebe-se que afinal tudo foi propositado. O autor mostra de que forma as duas culturas se interligam e se separam, sugerindo uma nova perspectiva sobre acontecimentos passados e ainda oferecendo novas possibilidades para os próximos livros desta série. Gostaria de ter visto este lado mais explorado neste livro, contudo tal foi apenas apresentado. E é por querer ver onde tudo isto vai parar que estou mais ansiosa pelo próximo volume.

E se existem pontos fortes que muito me agradaram, também existem outros que não corresponderam às minhas expectativas. Penso que a maior falha deste livro vai mesmo para a caracterização das três personagens principais. Jasão é o herói valoroso, humilde e fiel que se arrisca em detrimento de um bem maior. Piper é a menina bonita e apaixonada, que não acredita na sua própria beleza, que tem problemas de confiança apesar de ter imensas qualidades e que procura mostrar a todo o custo que é mais do que deixa transparecer. Já Leo é o amigo fiel, o típico elemento cómico de um grupo, sem noção concreta do perigo e, por isso, que acaba sempre por se envolver em situações caricatas. Estes três não me impressionaram, sendo que os vilões que enfrentam acabam por ser muito mais interessantes, nomeadamente Medeia e Hera (apesar de esta última ser dúbia).

O tom utilizado é juvenil, o que por vezes pode causar estranheza. O enredo acaba por não guardar grandes surpresas. O autor dá imensas pistas sobre o caminho para onde quer levar esta narrativa, o que faz com que tudo seja previsível e que grandes mistérios sejam desvendados muito antes de alguém realmente os revelar. Quero ainda deixar uma nota para o facto de o nome de Jasão estar traduzido no livro mas não na sinopse, o que causa estranheza. Este foi um dos poucos nomes traduzidos e, na minha opinião, tal faz sentido.

O Herói Desaparecido não é uma leitura exigente, mas sim um livro que entretém e que faz recordar mitologia. Os fãs de Percy Jackson vão ficar agrados com esta nova colecção que promete apresentar mais novidades para além de retomar heróis antigos. "Os Heróis do Olimpo" é uma nova série composta por cinco livros que pode ser lida até por quem nunca leu nada do autor. Eu vou ficar á espera do segundo volume.

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei as capas de Portugal feias. Prefiro as originais.