sábado, 15 de fevereiro de 2014

Opinião: Hotelle - Quarto 2

Título Original: Hotelle - Chambre Deux (2013)
Autor: Emma Mars
Tradução: Isabel Verissimo
ISBN: 9789896722067
Editora: Suma de Letras (2014)

Sinopse:

Um ano depois de Elle ter abandonado a vida de acompanhante de luxo e ter feito a sua escolha, o corpo e o coração apontam numa única e inevitável direcção: Louis, o irmão do seu ex-noivo David e o único homem que conseguiu ser seu mestre, na vida e na cama. Nas hábeis mãos de Louis, Elle aprendeu a ouvir o seu próprio desejo e, acima de tudo, descobriu que não pode lutar contra a paixão que os une. Ao fim de alguns meses como amantes clandestinos no Hotel dos Encantos, Elle sente-se finalmente pronta para dar o próximo passo e pede a Louis que case com ela. Louis contesta que Elle ainda não está pronta e que a sua “formação” deverá continuar. Quando Louis começa a agir de forma estranha, Elle percebe que os demónios do passado estão de volta. Decide finalmente assumir o comando do seu próprio destino para descobrir o que esconde realmente Louis e qual é a misteriosa ligação entre Louis e o irmão David, que não desistiu da vingança contra os dois amantes. No meio de tudo isto, qual será o papel de Aurore, a mulher que se assemelha tanto a si? E conseguirá Elle levar Louis a fazer o que realmente quer?Uma história de amor ardente e irresistível, plena de erotismo, mistério, segredos e mentiras.

Opinião:

Depois de ter ficado bem impressionada com Hotelle - Quarto 1, foi com expetativa que comecei a leitura do livro que se lhe segue, Hotelle - Quarto 2. O facto de não encontrar muita informação sobre estas obras deixou-me sem saber bem o que esperar, mas confesso que imaginava que a autora se iria virar para uma outra protagonista, uma vez não consigo achar Elle interessante. Contudo tal não aconteceu.

Elle volta a ser o centro da narrativa e a sua personalidade pouco ou nada mudou. E se no livro anterior parecia que a sua vida amorosa já tinha encontrado um rumo concreto e estável, com o início desta leitura percebemos que, afinal, não é bem assim. Esta constatação levou-me a ficar menos entusiasmada com a leitura, pois não conseguia imaginar um desenvolvimento relevante para esta história. Mas aqui, Emma Mars surpreendeu-me.

A autora pegou em algumas ideias que já tinha instalado no leitor para então mostrar que as coisas poderiam não ser o que aparentavam. Confuso? Digamos então que, tal como Elle, percebemos que muitos dos sentimentos e histórias que eram tidos como certos acabam por ser completamente abalados por novas revelações e reviravoltas inesperadas. Fui isso que me agarrou ao livro.

A história e a verdadeira natureza de David e Louis voltam a ser postas em causa. Surgem indícios que nos levam a questionar sobre estas duas figuras que já tinham apresentado posições e personalidades firmes, muito devido a atitudes e a algumas descobertas. A procura de Elle pela verdade sobre os irmãos acaba por proporcionar uma viagem ao passado onde novos dados são revelados, o que coloca, mais uma vez, tudo em causa. Esta é a história que, durante o primeiro volume, esteve sempre presente sem ser contada, sendo agora dada a conhecer de uma forma bem conseguida.

O teor erótico está sempre presente, mas, ao contrário do que aconteceu com o primeiro volume, gera momentos aborrecidos. Isto acontece muito devido às dúvidas que são levantadas, o que fazem parecer o desejo de Elle obsessivo e dependente em muitos momentos. O facto de estas situações estarem ligadas, na maior parte das vezes, a pensamentos e devaneios da protagonista leva-nos a pensar na real necessidade de existirem, uma vez que parece que a história ficaria mais aliciante se fossem retirados.

Assim sendo, o ritmo desta leitura acaba por ser relativamente mais lento quando comparado ao do primeiro volume. O erotismo continua ligado à descoberta e à fantasia, mas desta vez de uma forma mais forçada e, por vezes, até doentia, o que não é propriamente aliciante. As referências musicais e literárias que foram tão deliciosas no primeiro volume desapareceram completamente, o que acabou por se revelar algo de que senti falta.

Hotelle - Quarto 2, é um volume que está mais focado no passado dos irmãos David e Louis e que acaba por ser bastante revelador. O final apresenta uma conclusão que pode não agradar completamente ao leitor e que deixa antever não ser definitiva, sendo então possível adivinhar que as aventuras de Elle irão continuar. Fica o desejo de que o ambiente e encanto do primeiro volume regresse, pois tal não foi visível durante este livro.

Outras opiniões a livros de Emma Mars:
Hotelle - Quarto 1

Sem comentários: