domingo, 26 de janeiro de 2014

Opinião: Em Parte Incerta

Título Original: Gone Girl (2012)
Autor: Gillian Flynn
Tradução: Fernanda Oliveira
ISBN: 9789722525572
Editora: Bertrand Editora (2013)

Sinopse: 

O casamento pode dar cabo de uma pessoa…Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo – mas será mesmo um assassino? Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?Com uma escrita incisiva e a sua habitual perspicácia psicológica, Gillian Flynn dá vida a um thriller rápido e muito negro que confirma o seu estatuto de uma das melhores escritoras do género.

Opinião:

Estava com algumas expectativas quando peguei em Em Parte Incerta, mas o  início da leitura deixou-me algumas dúvidas. A trama começa de forma lenta. A narração é focada numa dinâmica de casal que chegou a um ponto em que os elementos do casal se sentem distantes um do outro e acomodados a essa situação. Este momento causou-me algum incómodo, pois ver um casal que começou muito apaixonado tão afastado e desinteressado abala as esperanças de qualquer romântico.

Após um início mais lento chega finalmente o momento da mudança: o desaparecimento de Amy. A partir daí tudo muda. Gradualmente, a leitura torna-se mais rápida até chegar a um ponto em que se torna impossível parar de ler. O desejo de perceber o que aconteceu e como aconteceu é cada vez maior, e mesmo quando o caso é resolvido aos olhos do leitor surge ainda a curiosidade de ver tudo resolvido. Gillian Flynn realmente mostra que desde o início tinha tudo pensado.

A sucessão dos acontecimentos está impressionante e foi com agrado que por diversas vezes me senti enganada. A autora soube escolher muito bem os momentos de revelação e, a cada um, senti todo a perspetiva sobre personagens a mudar e, como isso, a própria história. Não é fácil adivinhar o que vai acontecer a seguir pois a informação útil não é logo dada, o que não deixa o leitor inclinado para uma direção quando a autora o está a levar para outra.

A personalidade das personagens desta obra não são logo dadas a conhecer na sua plenitude, apesar de inicialmente pensarmos que assim é. A autora mostra que estas figuras, tal como humanos reais, possuem camadas, uma que revelam aos outros, uma que julgam ser e outra ainda que é a sua verdadeira essência. Assim sendo, é com algum choque que se assiste a algumas revelações, o que faz com que a opinião acerca de cada uma das figuras do casal esteja a ser constantemente alterada.

Nick revelou ser a figura mais ambígua desta trama. Nunca soube muito bem o que pensar dele. Por vezes simpatiza com este homem, por outras detestava-o. Amy, por seu lado, deixou-me completamente rendida. A sua inteligência é verdadeiramente uma caixa de surpresas e a forma como a sua situação conduz toda a narrativa é impressionante.

As restantes personagens revelam também uma preocupação da autora de as dotar de humanidade. Com o avançar da trama descobrimos as suas falhas mais acentuadas, mas nem por isso deixamos de sentir ligação com elas. Destaco Go, a irmã de Nick, e Boney, uma agente da polícia.

O estilo de escrita adapta-se aos capítulos que são narrados na primeira pessoa pelos dois elementos do casal de forma alternada. A autora soube transmitir bem a visão masculina e feminina, assim como sentimentos e emoções de cada um deles em cada momento. Este facto leva-nos a sentir mais próximos destas duas personagens.

Em Parte Incerta é um livro que vícia, choca e dificilmente será esquecido. Apesar do início lento, acabei por ficar muito bem impressionada com a trama e com as muitas voltas que esta deu. É um livro que recomendo a todos.

3 comentários:

Jose disse...

Adorei o twist mas detestei o final :/
Não foi, contudo, uma má leitura, foi até uma das melhores do ano passado :)

Cláudia disse...

O final deixou-me em choque! Também não o aceitei lá muito bem, mas a verdade é que me surpreendeu. Aliás, todo o livro foi uma surpresa :)

Jo disse...

Tenho imensa curiosidade em relação a este livro e a esta autora!