segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Opinião: Anjo Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #1)

Título original: Clockwork Angel (2010)
Autor: Cassandra Clare
Tradutor: Inês Castro
ISBN: 9789896571399
Editora: Planeta (2010)

Sinopse:

A magia é perigosa, mas o amor é ainda mais perigoso.

Quando Tessa Gray, uma rapariga de dezasseis anos, atravessa o oceano para se reunir ao irmão, o seu destino é a Inglaterra do reinado da rainha Vitória e aventuras aterrorizadoras aguardam-na no Mundo-à-Parte de Londres, onde vampiros, bruxos e outras personagens sobrenaturais palmilham as ruas iluminadas a gás. Apenas os Caçadores de Sombras, guerreiros que se dedicam a livrar o mundo de demónios, conseguem manter a ordem no caos.

Raptada pelas misteriosas Irmãs Escuras, membros de uma organização secreta chamada Clube Pandemonium, Tessa depressa fica a saber que também pertence ao Mundo-à-Parte e que possui uma habilidade rara: o poder de se transformar, quando quer, noutra pessoa. Além disso, o Magister, a figura misteriosa que dirige o clube, tudo fará para reclamar o poder de Tessa para si.

Sem amigos e perseguida, Tessa refugia-se junto dos Caçadores de Sombras do Instituto de Londres, que juram encontrar-lhe o irmão se usar o seu poder para os ajudar. Em breve se sente fascinada, e dividida, entre dois amigos: James, cuja beleza frágil esconde um segredo mortal, e Will, um rapaz de olhos azuis, cujo humor cáustico e temperamento volúvel mantêm toda a gente da sua vida à distância… ou seja, toda a gente menos Tessa. À medida que a investigação os vai arrastando para o âmago de uma conspiração tenebrosa que ameaça destruir os Caçadores de Sombras, Tessa percebe que poderá ter de escolher entre salvar o irmão e ajudar os seus novos amigos a salvar o mundo… e que o amor pode ser a magia mais perigosa de todas.

Opinião:

Anjo Mecânico é o primeiro livro de uma trilogia que acontece no mundo apresentado na série "Caçadores de Sombras", que se passa em Nova Iorque da época atual e que tem Clary como protagonista. Com "Caçadores de Sombras: As Origens", Cassandra Clare transporta o leitor para o Reino Unido da época vitoriana e apresenta uma trama que supera, em muito a sua primeira série.

Mais negra, misteriosa, envolvente e cativante, esta trama pega nos pontos fortes da primeira série da autora e apresenta personagens, relações, perigos mais interessantes e ainda um bom toque de steampunk. A passagem deste mundo fantástico para uma época passada foi uma grande decisão, uma vez que o glamour, prosperidade, cultura e  industria característicos destes período ligam bem ao mundo oculto dos demónios, lobisomens, vampiros, bruxas, magos e caçadores de sombras criados por Cassandra Clare.

Theresa Gray, ou Tessa, é a protagonista desta trama. As comparações com Clary são inevitáveis devido à contrução da personalidade, mas Tessa acaba por se revelar mais interessante. Afinal, logo nas primeiras páginas ela passa por situações complicadas que colocam em evidência um dom diferente e com imenso potencial. Contudo, fica também a noção de que Tessa é uma rapariga que pouco luta por si, que procura sempre que alguém a venha salvar. Isso pode desagradar já que são sempre outras personagens a moverem-se e a propocionarem acontecimentos emocionantes. Neste volume, Tessa é então a típica menina indefesa que espera sempre por um cavaleiro corajoso. Se por um lado esta atitude faz sentido para a época em que está inserida, por outro seria bom ver uma personagem feminina a desafiar essas normas.

Will e Jem acabam por se revelar os fortes atrativos desta leitura. Eles são dois Caçadores de Sombras completamente distintos mas inseparáveis. A autora conseguiu proporcionar um verdadeiro contraste com estas duas figuras. Will recorda o Jace de A Cidade dos Ossos. É irresistível apesar da atitude sarcástica e completamente insuportável. Ele é um guerreiro ísem igual que parece não amar ninguém para além do seu parabatai. O distanciamento que provoca aumenta a carga misteriosa e a vontade de o conhecer melhor, afinal, percebe-se logo que existe uma razão para assim ser. Já Jem é o exemplo perfeito de um cavalheiro amável que segue um código de valores adequado e que sabe como tratar uma senhora. Extremamente correto e puro, passa por uma situação complicada que aumenta a empatia no leitor.

Logo se percebe a intenção de criar um triângulo amoroso, o que já chega a ser um pouco cliché. As comparações constantes com figuras da outra série também não abonam a favor deste livro, mas felizmente, como o decorrer da leitura, este facto vai sendo ultrapassado quando estas novas personagens adquirem uma posição própria. A noção de perigo existe, mas a meio da obra acaba por ser colocada um pouco de lado em detrimento da descoberta deste universo e suas personagens.

É ainda interessante verificar que este primeiro volume da prequela tem diversas ligações à primeira série. Porém, as duas coleções funcionam perfeitamente sozinhas, não sendo necessário ler uma para entender a outra. A presença de figuras e factos nos dois lados funciona bem e vai ser muito apreciado por quem conhece as duas histórias.

Anjo Mecânico é um livro que funciona muito a nível introdutório, o que faz com que o envolvimento na trama não seja completo. Também os objetivos dos inimigos dos Caçadores de Sombras não estão totalmente definidos, o que faz surgir a dúvida sobre a verdadeira dimensão dos perigos que ameaçam as personagens. A leitura, contudo, não deixa de ser emocionante, e fica apenas a vontade de perceber a verdadeira dimensão desta nova série com os próximos volumes.

Outras opiniões a livros de Cassandra Clare:
A Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras #1)
A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras #2)
A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3)
A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4)
A Cidade das Almas Perdidas (Caçadores de Sombras #5)

Sem comentários: