quarta-feira, 3 de julho de 2013

Opinião: O Príncipe da Neblina (Trilogia da Neblina #1)

Título Original: El Príncipe de la Niebla (1986)
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradução: Maria do Carmo Abreu
ISBN: 9789896572198
Editora: Planeta (2011)

Sinopse:

Um diabólico príncipe que tem a capacidade de conceder e realizar qualquer desejo... a um preço muito elevado.
O novo lar dos Carver, numa remota aldeia da costa sul inglesa, está rodeado de mistério. Respira-se e sente-se a presença do espírito de Jacob, o filho dos antigos donos, que morreu afogado.
As estranhas circunstâncias dessa morte só se começam a perceber à medida que os jovens Max, a irmã Alicia e o amigo Roland vão descobrindo factos muito perturbadores sobre uma misteriosa personagem de seu nome… o Príncipe da Neblina.

Opinião:
A Planeta Manuscrito apresenta a primeira obra publicada de Carlos Ruiz Zafón, vencedora do Prémio Edebé, de 1993. O autor da Catalunha é considerado um dos autores mais prestigiados dos últimos tempos.

O Príncipe da Neblina é uma pequena história de terror dedicada a um público jovem. Quando o chefe da família Carver se apercebe dos perigos da Segunda Guerra Mundial, decide abandonar a cidade e rumar a uma remota aldeia costeira. Para Max, o protagonista da trama, esta é uma mudança pouco apreciada, mas que o vai mudar para sempre.

Na nova casa, Max sente que está cercado por um grande mistério. Para além da história invulgar dos últimos habitantes que viram o filho morrer afogado, Max sente-se intrigado pelo estranho jardim de estátuas que avista da janela do seu quarto. Em conversa com Alicia, a sua irmã mais velha, percebe que também ela sente que algo de estranho se passa.

Max e Alicia travam amizade com um rapaz local, Roland, que lhes dá a conhecer a aldeia e a história local, nomeadamente o caso do navio afundado naquela costa. Rapidamente, os irmãos percebem que algo de sinistro está prestes a acontecer e começam a deparar-se com acontecimentos perturbadores, ligados a uma personagem que julgavam desaparecida conhecida como o Príncipe da Neblina.

Este é um livro que se lê sem dificuldade e que, apesar da essência assustadora, consegue cativar, graças ao ritmo das revelações. As personagens são, essencialmente, jovens, e com desenvolvimentos previsíveis ou demasiado convenientes, o que não tornam esta leitura particularmente marcante.

Os momentos mais assustadores vão ao encontro a alguns receios existentes no senso comum, que podem tocar alguns pontos sensíveis de leitores mais jovens. As descrições estão bem conseguidas, principalmente nos momentos mais negros e tensos, que se tornam envolventes e encantadores.

Contudo, é de enaltecer a preocupação do autor na chamada de atenção para alguns fatores, tais como a amizade, coragem, o valor de uma promessa e as consequências das ações.

É ainda importante mencionar o prólogo escrito Carlos Ruiz Záfon, em 2007, que dá um toque especial a esta edição. Um discurso acerca da efemeridade da vida humana e da imortalidade da obra, que estabelecesse uma maior ligação entre leitor e autor.

Um livro que proporciona uns momentos de leitura agradáveis, especialmente a jovens que apreciem tramas negras e que transportem mensagens, ou mesmo aos mais adultos que apreciem um “mimo” mais obscuro.

Sem comentários: