terça-feira, 30 de julho de 2013

Opinião: Artemis Fowl e o Ouro das Fadas

Título original: Artemis Fowl (2001)
Autor: Eoin Colfer
Tradução: Maria Eduarda Colares
ISBN: 9722022245
Editora: Dom Quixote (2001)

Sinopse:

Com apenas 12 anos e uma prodigiosa inteligência criminal, Artemis Fowl vê-se envolvido num estranho e poderoso mundo: ao raptar uma criatura do Povo das Fadas, defronta-se com a capitã Holly Short da LEPrecon e com um perigoso exército de gnomos, fadas, duendes, elfos e trolls munidos de armas muito avançadas.

Opinião:

Professor e autor de livros infantis, Eoin Colfer obteve o reconhecimento internacional com a série protagonizada pelo anti-herói Artemis Fowl.

“Como é que se pode descrever Artemis Fowl? Vários psiquiatras tentaram, mas falharam. O principal problema é a própria inteligência de Artemis. Ele consegue sempre dar a volta a todos os testes que lhe são feitos. Conseguiu baralhar os maiores cérebros da medicina e atirou com muitos deles para os seus próprios hospitais, sem conseguirem dizer coisa com coisa.”

É com estas palavras que este controverso protagonista é apresentado. Com apenas 12 anos, Artemis é um génio criminoso, responsável por grandes golpes. Proveniente de uma família abastada, vê a sua vida dar uma grande volta quando o pai desaparece. Para além do choque causado pela perda de alguém que ama, aproveita a oportunidade de liberdade para dar largas à sua mente e conseguir concretizar atividades pouco moralistas.

Apesar de ser um jovem dotado de inteligência ímpar, Artemis também é um jovem que se fascina facilmente pela magia, e é assim que começa a explorar antigas lendas e contos, de modo a encontrar o ouro destas criaturas místicas, uma vez que o seu grande objetivo é recuperar a fortuna da família. Deste modo, vê-se rapidamente envolvido num mundo secreto aos humanos, onde fadas, centauros, trolls e anões coexistem. Contudo, este seres estão longe de serem considerados primitivos ou de se apresentarem como o folclore sugere. Artemis Fowl vai-se deparar com entidades dotadas de tecnologia superior e que se revelam um verdadeiro desafio

Este é um livro que vai fazer as delícias do leitor jovem e sedento de tramas fantásticas que o surpreendam. Para este leitor, a novidade poderá surgir por o protagonista não ser o herói valoroso e cheio de boas intenções. Artemis é calculista, interesseiro, egoísta e impertinente, e isso depressa surge como um dos pontos mais cativantes. O leitor acompanha os seus planos onde não se olha a meios para atingir fins. A relação deste estranho jovem com o seu mordomo também é um fator de interesse.

Também a sociedade dos Seres se revela interessante, na medida em que se tratam de criaturas mágicas que sentiram necessidade de desenvolver a sua tecnologia, de modo a contornar a questão humana. Neste contexto o destaque vai para Holly Short, uma elfo que pertence à Polícia do Subsolo.

A escrita é simples, fácil de acompanhar e a trama está repleta de cenas de ação. Todavia, é importante ter em conta que se trata de uma obra destinada a um público juvenil e, por isso mesmo, o leitor mais adulto poderá sentir que alguns dos acontecimentos são previsíveis ou demasiado básicos.

Uma obra interessante e uma leitura fundamental para o jovem que aprecia o género fantástico.

Nota:
Esta obra foi relançada mais recentemente pela Vogais. Ver aqui.

Sem comentários: