segunda-feira, 20 de maio de 2013

Opinião: O Terror (volume 2)

Título original: The Terror (2007)
Autor: Dan Simmons
Tradução: Ester Cortegano
ISBN: 9789896373573
Editora: Edições Saída de Emergência (2011)

Sinopse:

Na primavera de 1845, Sir John Franklin liderou uma expedição de dois navios e 130 homens numa viagem arrojada para o desconhecido Ártico. O seu objetivo: encontrar a lendária Passagem do Noroeste que, supostamente, ligara os oceanos Atlântico e Pacífico. Mas agora Franklin está morto e os dois navios estão fatalmente presos nas garras do gelo. As rações e o carvão escasseiam e os homens, mal preparados, lutam para sobreviver ao frio letal. À beira do desastre e a braços com loucura, motins e canibalismo, o capitão Crozier terá de tomar medidas drásticas para sobreviver. Mas ele sabe que o seu verdadeiro inimigo é bem mais aterrorizador. Existe algo à espreita nas trevas glaciais: um predador oculto que captura marinheiros e abandona os seus corpos na vastidão de gelo...

Opinião:

"O terror não vai acabar"

Se o primeiro volume de O Terror ficou marcado pelo medo do desconhecido, pelo aparecimento de uma criatura fantástica e ainda pelo aparecimento dos instintos de sobrevivência, esta segunda parte não só pega nos ingredientes anteriores como ainda desenvolve um novo que fará surgir momentos macabros: o desenvolvimento de conflitos onde os fins parecem justificar os meios.

"Seria de pensar que um monstro verdadeiro fosse suficiente para cada expedição árctica"

Os homens que resistem ao frio do árctico, à má nutrição e às doenças que se alastram pela tripulação, recebem ordens para abandonar Terror e Erebus, afinal, as hipóteses de ajuda surgir são mínimas. Crozier vê nesta medida a possibilidade de encontrar água livres, após uma longa viagem pela inóspita Ilha do Rei Guilherme. Os homens transportam consigo pequenas embarcações, assim como a ração possível, tendas que se revelam insuficientes na tarefa de afastar o frio e a humidade e, ao longo do caminho, encontram uma nova carga: homens feridos e moribundos.

Numa narrativa escrita de forma intensa e arrepiante, o leitor acompanha esta jornada desesperante através do ponto de vista de diferentes personagens. Se por um lado é conhecida a estratégia de Crozier, que mantém a esperança de uma solução que leve o maior número de homens de regresso a casa, por outro temos Goodsir, o último médico, que no seu diário escreve, com aflição, os seus dilemas morais ao mesmo tempo que expõe as condições de saúde da tripulação, deixando o leitor perceber a deterioração das condições de saúde. Para além destas duas personagens que surgem de forma mais central, surgem ainda outras que parecem representar a moralidade e os bons valores assim como a loucura e sede de poder que levam a ultrapassar limites.

Os segredos que ficaram por conhecer foram desvendados, nomeadamente a origem do monstro aterrorizador que mata indiscriminadamente, assim como a razão de a jovem Silêncio não possuir língua e o porquê dos seus estranhos comportamentos. Estas explicações surgem dentro da revelação das crenças e lendas dos nativos, o que permite um conhecimento do mito da criação daquele povo.

Dan Simmons não é um autor que apenas se preocupa em criar uma história onde impera a sensação de terror iminente. O leitor apercebe-se do trabalho de investigação inerente, assim como da grande capacidade de explorar a natureza humana, tanto nas suas forças como fraquezas, o que se torna fundamental na tarefa de agarrar na leitura.

O primeiro volume prometeu e o segundo cumpriu. Este é um grande romance histórico envolto num clima de medo e mistério constantes. Uma obra que, apesar das polémicas acerca da sua divisão, vai fazer as delícias dos amantes de uma boa história de terror.


Outras opiniões a livros de Dan Simmons:
O Terror (volume 1)

Sem comentários: