domingo, 21 de abril de 2013

Opinião: O Cadáver Trocista (Série Anita Blake #2)

Título original: The Laughing Corpse (1994)
Autor: Laurell K. Hamilton
Tradutor: Leonor Marques

ISBN: 9789895578481
Editora: Asa (2011)

Sinopse:

 Algum tempo depois estava numa pequena plataforma elevada, de frente para um semi-círculo quase perfeito de espelhos. Com sapatos de salto alto cor-de-rosa a condizer, o vestido de dama de honor tinha o comprimento ideal. Tinha também pequenas mangas tufadas e era descaído nos ombros, revelando quase todas as minhas cicatrizes. Um vampiro partira-me a clavícula e o braço esquerdo, ao morder-me. Tinha também a marca de uma queimadura em forma de cruz, no antebraço esquerdo. Parecia a noiva do Frankenstein num baile de finalistas. Catherine, a noiva propriamente dita, não concordava. Achava que eu merecia estar no casamento por sermos boas amigas e eu estava a gastar uma boa maquia para sofrer uma humilhação pública. De facto, devíamos ser boas amigas…

Opinião:


Anita Blake está de volta. A animadora e caçadora de vampiros que cativou em Prazeres Inconfessos continua as suas aventuras num mundo onde os seres sobrenaturais existem e coabitam com humanos.

Em O Cadáver Trocista, o segundo volume desta saga de autoria de Laurell K. Hamilton, Anita volta a ter a sua vida em risco. Tudo começa quando o seu chefe a acompanha a uma estranha proposta de trabalho. Harold Gaynor, um homem poderoso, pretende contratar os serviços de animadora da nossa heroína para convocar um morto com centenas de anos. Para que tal seja possível Anita não poderá recorrer aos habituais sacrifícios de galinhas ou cabras, mas sim a um humano, o que a leva a declinar a proposta.

No mesmo dia, a animadora é chamada a um cenário de crime horrendo. A Executora depara-se com dois corpos desfeitos, trabalho que apenas poderia ter sido feito por um zombie. Contudo, é de conhecimento geral que os zombies são seres apáticos, mas que obedecem a qualquer ordem de quem os convocou. Como tal, Anita decidi visitar Dominga Salvador, mestre temível na arte do vudu. A partir daqui, a jovem caçadora de vampiros vê-se envolvida num meio que não compreende totalmente e que vai, com certeza, contra os valores que possui.

Uma leitura bastante agradável que prende desde a primeira página. Laurell K. Hamilton narra esta história na primeira pessoa, o que é uma boa opção quando tem uma personagem como Anita no papel de protagonista. A narrativa está repleta de momentos de ação e de humor negro, o que atenua as situações mais violentas.

Anita continua a surpreender, com uma personalidade forte e muito focado nos seus objetivos e valores. Não é a heroína habitual dos romances sobrenaturais que se perdem em devaneios sentimentais e em dúvidas amorosas, mas sim uma mulher prática, que acredita no bem maior, que possui um agradável sentido de humor e uma sensualidade característica.

A narrativa possui diversas cenas de ação que motivam a leitura e fazem crescer o entusiasmado à volta desta série. As personagens secundárias são também elas dotadas de personalidades peculiares que complementam bem a trama. A intensificação da relação da protagonista com Jean Claude é também bastante curiosa e vai agradar quem ficou fã do volume anterior.

A escrita é simples, fácil de acompanhar e transporta o leitor para uma história que proporciona um bom momento de entretenimento.

Outros livros de Laurell K. Hamilton:
O Beijo das Sombras (Série Merry Gentry #1) 
Prazeres Inconfessos (Série Anita Blake #1)
 

Sem comentários: