domingo, 28 de abril de 2013

Opinião: Besta (Leviatã #2)

Título original: Behemoth (2010)
Autor: Scott Westerfeld
Tradução: Raquel Dutra Lopes
ISBN: 9789896681340
Editora: Vogais (2011)

Sinopse:

O Behemoth é a besta mais feroz da Marinha britânica. Pode engolir navios de guerra com uma dentada. Os Darwinistas precisam dele mais do que nunca, agora que estão em guerra declarada com os Clankers.

Alek e Deryn estão juntos a bordo do Leviatã, e esperam conseguir levar a guerra a um impasse. Mas, quando a sua missão de paz falha, percebem que estão sós em território inimigo e que estão a ser perseguidos!

Com grande capacidade de improvisação, novos aliados, e muita coragem, Alek e Deryn estão prontos para enfrentar todos os desafios que o futuro lhes reserva


Opinião:
Depois de Leviatã ter revelado um novo lado de Scott Westerfeld, Besta continua a explorar este mundo tão parecido e diferente do nosso. Apesar de ser destinada a um público jovem, esta coleção pode fazer as delícias dos apreciadores de história alternativa de qualquer idade, graças à história interessante que remete para uma primeira Guerra Mundial muito peculiar, ao ritmo rápido e às muitas ilustrações que dão um toque muito especial a estes livros.

Em Besta, o leitor continua a seguir as aventuras de Aleksandar e Deryn Sharp, dois jovens de origens distintas, mas unidos por uma forte amizade, e cujas decisões poderão mudar o rumo da história. A bordo do Leviatã, os dois dirigem-se para Constantinopla (ou Turquia), com o intuito de se iniciarem negociações de paz. Contudo, os planos não correm como o previsto, já que os oponentes já lá chegaram e conseguiram comprar a confiança do regente. Como se tal não bastasse, Alek toma uma decisão drástica, e leva consigo uma criatura nova e misteriosa, enquanto Deryn vê o seu grande segredo em risco.

Se o primeiro volume, Leviatã, foi uma introdução a um mundo novo, composto pelos interessantes Darwinistas e Clankers, Besta é o arrancar para uma ação desenfreada. Os elementos que conquistaram no primeiro continuam a existir no segundo, o que fazem com que seja uma leitura agradável e fácil de fazer. O leitor imagina com facilidade as estranhas criaturas dos Darwinistas e as sofisticadas máquinas a vapor do Clankers, que compõe um universo completamente novo mas muito atraente.

A trama poderá agradar um público mais velho, mas não marcá-lo particularmente, devido à grande simplicidade da escrita e do próprio enredo. Os protagonistas ganham uma dimensão mais interessante conforme se confrontam com maiores dificuldades. O contributo de Keith Thompson, o autor das ilustrações, continua a ser de grande valor.

Quem apreciou Leviatã não deve perder a leitura de Besta, mais envolvente e possuidora de boas surpresas. Fica a curiosidade do que o autor poderá mais fazer, e de como esta guerra vai terminar. Uma coleção cada vez mais interessante.

Outras opiniões a livros de Scott Westerfeld:
A Hora Secreta (Midnigthers #1)
No Limiar das Trevas (Midnighters #2)
Meio-Dia Azul (Midnighters #3)
Imperfeitos (Uglies #1)
Leviatã (Leviatã #1)

Sem comentários: