domingo, 17 de fevereiro de 2013

Opinião: Um Beijo Inesquecível

Título original: A Kiss to Remember (2001)
Autor: Teresa Medeiros
Tradução: Carmo Vasconcelos Romão
ISBN: 9789897260414
Editora: Quinta Essência (2013)

Sinopse: 

Laura Farleigh precisava de um marido. Se quisesse manter um teto sobre a cabeça dos irmãos, a orgulhosa filha do reitor teria de casar até ao dia do seu vigésimo primeiro aniversário. Ao encontrar inconsciente na floresta um misterioso desconhecido de rosto angelical e corpo de Adónis, que não se lembrava do nome e do passado, decide reclamá-lo como seu. Mal sabia ela que aquele anjo caído era afinal um demónio disfarçado. Sterling Harlow, o famoso devasso conhecido como o «Demónio de Devonbrooke», acorda com o beijo encantador de uma formosa jovem que lhe confessa ser ele o seu prometido. Com as faces beijadas pelo sol e sardentas, Laura é uma jovem inocente apesar do encanto feminino das suas curvas. Quando lhe garante ser ele um perfeito cavalheiro, Sterling pergunta a si próprio se, para além da memória, terá perdido o juízo. Juraria não ser homem para se satisfazer apenas com beijos - principalmente os da doce e sensual Laura. Tentando descobrir a verdade antes da noite de núpcias, um beijo inesquecível ateia a paixão que nenhum deles alguma vez esquecerá.

Opinião:

Teresa Medeiros inspirou-se no famoso conto de A Bela Adormecida para elaborar a trama de Um Beijo Inesquecível. Contudo, desta vez não é um príncipe que acorda a amada de um sono profundo, mas sim uma jovem sonhadora que desperta aquele que viria a ser o seu verdadeiro amor. Romance fresco, leve, divertido, amoroso e cativante, este livro agarra pelas personagens dotadas de fortes personalidades, pelas introspecções morais, pelas situações caricatas e, claro, pela bonita história de amor.

As personagens principais desta obra são Sterling Harlow e Laura Farleigh. Ele é um duque que, em criança, sentiu ser abandonado pela própria mãe e foi educado de forma rígida e sem afectos por um tio-avô. Até atingir a idade adulta, Sterling sofreu maus-tratos físicos e psicológicos que o transformaram num homem mordaz, trocista, implacável e apreciador de prazeres rápidos e fugazes. Visto por todos como um demónio na terra, Sterling é, na verdade, um homem atormentado pelos fantasmas do passado, sem amor próprio que procura a satisfação pessoa em pequenas vinganças. Já Laura, por outro lado, é uma pessoa totalmente diferente. Filha de um reitor e órfã, Laura e os seus dois irmãos foram acolhidos pela mãe de Sterling. Madura, compreensiva, sonhadora e com valores bem assentes, é uma mulher que anseia um vida tranquila e harmoniosa. Pessoas completamente diferentes, sentem uma atração genuína e convicente quando se conhecem, apesar de o leitor adivinhar, à partida, todos os obstáculos que terão de ultrapassar até chegarem ao tradicional final feliz.

Confesso que gostei mais do desenvolvimento de Sterling do que de Laura. Gostei da personalidade deste homem intempestivo e da forma como contorna as suas fraquezas. Já quanto a Laura, achei que teve certos momentos incoerentes, pois tanto nos é apresentada como uma mulher de valores rígidos, como de seguida vai contra tudo aquilo que acredital, tal como há momentos em que apresenta uma personalidade temperada e séria, mas de um momento para o outro se transforma numa mulher irónica e capaz de se atirar de cabeça em situações imprevisíveis. Ainda quanto a Laura, senti que numa primeira parte era uma mulher muito devota, mas que a meio do livro parece ter esquecido a sua fé.

Existem ainda outras personagens que completam bem este enredo. Os irmãos de Laura, Lottie e George são muito diferentes um do outro. Lottie é uma criança de aspecto amoroso mas de forte temperamento, muito mimada e que só descansava quando tem o que quer, o que pode gerar opiniões diversas, enquanto George é um jovem que se sente responsável pela família e que anseia chegar à idade adultoa. Dower é o típico homem do povo, sem instrução, rude mas dotado de um coração de ouro que, juntamente com a sua Cookie, proporciona momento muito divertidos.

Paralelamente ao romance principal, existe um outro muito interessante. Refiro-me de Diana, a prima de Sterling e Thane, o melhor amigo do protagonista. Estas duas personagens bem que podiam ter visto a sua história desenvolvida num livro próprio.

Quanto à narrativa, em si, percebe-se que está dividida em duas: quando Sterling tem falta de memória e quando Sterling recupera a memória. O primeiro momento é o mais divertido e o segundo aquele que apresente uma maior evolução das personagens e da própria história de amor. Em qualquer uma destas fases, não existem períodos parados e a leitura é fortemente impulsionada.

A escrita é simples e muito fácil de acompanhar. Contudo, não sei se se trata de erro da autora ou da tradução, mas em diversos momentos o nome de Lottie e Laura aparece trocado.

Passado numa época em que as mulheres pouco ou nenhum poder tinham sobre a sua vida, este livro faz também reflectir sobre a condição feminina e sobre os casamentos por conveniência, sendo que o amor passa a ser procurado fora do lar e vivido de forma clandestina.

Um Beijo Inesquecível é uma leitura agradável e muito amorosa. O livro foi lido num instante e apreciado, apesar das falhas que foram encontradas e destacadas neste texto. É uma história que termina aqui, apesar de ser o primeiro livro de uma série, sendo que o próximo explora a história de Lottie. Gostei a aconselho a todos os que gostam de romances que quase parecem história de encantar.

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Realmente parece interessante, por vezes sabe bem ler este tipo de livros, alivia e faz bem, a ver se continuo a acompanhar os teus comentários aos restantes livros, embora como percebi lê-se bem como stand-alone ;)

Bjs e boas leituras

Cláudia disse...

Sim, e é bom saber que eles podem ser lidos em separado. Assim agrada tanto quem gosta de sagas como quem não gosta.