sábado, 12 de janeiro de 2013

Opinião: Força do Desejo

Título Original: Nothing Denied (2010)
Autor: Jess Michaels 
Tradução: Maria Emília Ferros Moura
ISBN: 9789898228802
Editora: Quinta Essência (2012)

Sinopse:

Ao entrar na sua sétima temporada sem namorado, Beatrice Albright começa a entender que a sua beleza não compensa a sua personalidade irritável. Na qualidade de mulher desesperada que ninguém deseja, tem de procurar um homem com quem nenhuma outra pessoa casará: o desprezado e misterioso marquês Highcroft, Gareth Berenger. Correm boatos de que ele é um assassino, mas Beatrice tem mais receio de ficar uma velha solteirona na companhia da mãe, do que da obscura reputação de Berenger.

Contudo, embora se sinta intrigado pela sedutora proposta da jovem, também ele tem uma proposta a fazer. Dotado de gostos particulares, não casará com nenhuma mulher incapaz de os satisfazer. A sua noiva tem de ser aventureira, sem medo de nada e ansiosa por experimentar todas as paixões e prazeres imaginários, por mais chocantes e proibidos que possam parecer. Se Beatrice concordar em tentar a experiência – se conseguir eliminar todas as suas inibições – os dois casarão.

Por conseguinte, os dados estão lançados enquanto Beatrice e Gareth embarcam num percurso erótico onde o perigo os espreita a cada curva, rumo a um mundo de êxtase, onde nada é proibido… nada é negado.


Opinião:

Quando comecei a ler este livro, não estava à espera de deparar-me com uma grande história, mas sim com uma trama leve que me distraísse por um dia ou dois. Sendo assim, não posso dizer que este livro foi uma grande desilusão mas a verdade é que ficou aquém das expectativas.

As personagens principais não fogem muito aos estereótipos da literatura erótica. Beatrice é uma mulher de personalidade forte e muito orgulhosa (características que a acabam por distinguir) que de um momento para o outro repara que as suas atitudes a estão a levar a uma vida de solteirona. Claro que se trata de uma mulher virgem e inexperiente no que toca a relacionar-se com o sexo oposto. Já Gareth é-nos apresentado como  um homem muito experiente, sensual, misterioso e com um passado doloroso. Já viram isto em algum lado? Pois eu também.

E a partir daí é tudo previsível (este parágrafo pode conter spoilers que não devem ser realmente considerados spoilers já que se tratam da discrição das directrizes que muitos outros livros do género apresentam, não havendo surpresa para o leitor, desde o início, que o mesmo vai acontecer com este. Confuso?). Gareth e Beatrice aproximam-se, acabam por passar um certo período de tempo entre os lençóis, entretanto, quando tudo parece estar a correr bem existe um contratempo, resolvem o problema e vivem felizes para sempre.

O enredo não surpreende, assim como acontece com algumas outras questões. Por exemplo, quanto ao passado de Gareth: sim, o homem é mal visto pela sociedade por ser considerado culpado de um assassinato, mas duvido que um leitor sequer tenha acreditado nessa hipótese. Parece que a autora escolheu essa via para dar um ar perigoso a esta personagem mas, em vez disso, apenas transmitiu a sensação de que se trata de uma pessoa incapaz de lutar pela verdade.

E quanto às cenas apresentadas como picantes? Que falta de imaginação! Dizia o homem que era um devasso, com gostos fora do comum e blá blá blá e depois... nada de especial. As cenas eram exageradas e tinham uma linguagem muito desagradável, que julgo ter-se tratado de um problema de tradução. O que mais estranhei foi ter visto demasiadas vezes a palavra "gozo" para designar prazer (algo que acontece mais no Brasil do que propriamente em Portugal, ou o A.O. também modificou isso?).

Contudo, existiram ainda algumas partes deste livro que me agradaram, nomeadamente a personalidade de Beatrice e a reflexão sobre a necessidade que a mulher teve, em tempos, de se aliar a um homem para garantir o seu futuro. Não se tratam de factores extraordinários, mas agradaram-me.

Sendo assim, Força do Desejo  nada acrescenta ao género e carece de imaginação. Trata-se de um livro pequeno, sem grandes desenvolvimentos e que me deixou sem vontade de voltar a apostar nesta autora.

Sem comentários: