quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Opinião: Harry Potter e a Câmara dos Segredos (#2)


Título original: Harry Potter and the Chamber of Secrets (1998)
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Isabel Fraga
ISBN:  9789722325691
Editora: Editorial Presença  (2000)

Sinopse:

O verão está a custar a passar na casa dos Dursleys. Se Harry Potter já era o sobrinho indesejado, a sua posição naquela casa ficou mais tremida desde que o jovem foi chamado a estudar na escola de magia e feitiçaria de Hogwarts. Ansioso por regressar, Harry é visitado por um duende doméstico, Dobby, que o avisa que algo de terrível está a acontecer na escola e que o jovem não deve regressar.

Harry ignora os avisos e volta para Hogwarts. A frequentar o segundo ano da escola de feitiçaria, o jovem vê-se envolvido em novas e perigosas aventuras. Afinal, existe algo a viver entre as paredes da escola que está a transformar os alunos em pedra, para além de um estranho aviso que surge nas paredes a avisar que a Câmara dos Segredos foi aberta. Harry, ao lado de Ron e Hermione, vai tentar perceber o que se passa no local que considera sua casa enquanto questiona o seu papel nas ameaças que surgem contra aquele mundo ao qual pertence.

Opinião:

Depois de introduzir a sua saga de sucesso em Harry Potter e a Pedra Filosofal, eis que as aventuras voltam a surgir, de forma mais consolidada, em Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Neste segundo volume, o jovem feiticeiro que já descobriu o seu lugar no mundo questiona sobre qual será a sua verdadeira identidade. Afinal, finalmente sabe quem foram os seus pais, na realidada e vê em Hogwarts a casa que sempre desejou e nunca teve. Contudo, voltam a surgir problemas.

Harry sente uma necessidade acrescida de perceber o que se está a passar em Hogwarts, não só pelo receio do perigo a que todos estão submetidos mas também porque, de certa forma, sente que está intimamente ligado a estes terríveis acontecimentos.

O “rapaz que sobreviveu” inicia uma jornada de autoconhecimento quando percebe que a lendária Câmara dos Segredos construída por um dos fundadores da escola, Salazar Slytherin, foi aberta e que apenas ele consegue descodificar o significado dos sons sibilidados que todos ouvem sem entender.

A ação foca-se nos desastres que acontecem, em detrimento das aulas que tanto cativaram os leitores no primeiro livro da saga. Contudo, não é isso que faz com que a trama perca o seu interesse. O leitor continua a sentir-se impelido para esta leitura que acrescenta novos elementos ao universo criado por J. K. Rowling.

Este volume não foi um dos meus preferidos, mas apresentou alguns dos momentos mais marcantes de toda a saga, tais como os efeitos da conhecida Poção Polisuco ou a intervenção de Fawkes, a Fénix que habita no escritório de Dumbledore. A autora acrescenta ainda algumas das personagens que vão ser fundamentais para os livros seguintes, nomeadamente Ginny Weasley, a mais irmã mais nova de Ron, e Dobby, o elfo doméstico que muitos acham adorável (e eu irritante).

Este volume não desilude que ficou agarrado ao primeiro. A história mantém algum teor infantil, mas a verdade é que se verifica um amadurecimento não só nas personagens como também na escrita da autora. 

Outros livros de J. K. Rowling:

Sem comentários: