domingo, 8 de julho de 2012

Opinião: A Saga Sangue Fresco (VI a X)


Volume VI (2010)
Título: Traição de Sangue
Título Original: Definitely Dead (2006)
ISBN: 9789896372361

Sinopse:

Sookie Stackhouse é surpreendida pela triste notícia de que a sua prima, Hadley faleceu. As duas não eram muito próximas, mas a telepata tornou-se a herdeira da prima e, como tal, terá de ir a Nova Orleães.

Sookie é surpreendida pelo envolvimento da prima no mundo vampírico, e percebe que a morte desta pode não ter sido exatamente como a contam. Como tal, Sookie relaciona-se com bruxas, ao mesmo tempo que tenta evitar um conflito diplomático entre dois reis vampiros.

Opinião:

A protagonista está cada vez mais envolvida no mundo vampírico. A telepata passa a ser conhecida por entidades superiores que tentam aproveitar a sua peculiar capacidade em benefício próprio. A trama está mais consistente do que a do volume anterior ("Sangue Furtivo") e a ação principal ganha um peso crescente e mais cativante. Os assuntos da monarquia dos seres da noite revelam-se interessantes e fornecem mais informações sobre esta nova sociedade.

Para além de todos os problemas em que está envolvida, Sookie consegue ainda arranjar mais um admirador e, por isso, são vários os momentos de reflexão sobre a sua indecisão amorosa e em que analisa todos os candidatos ao seu coração, o que já se torna aborrecido.  Contudo, a própria natureza de Sookie é analisada, de modo a dar mais detalhes ao leitor sobre a importância da protagonista para os vampiros e outros seres que continuam a surgir nas aventuras de Charlaine Harris.




Volume VII (2010)
Título: Sangue Felino
Título Original: All Together Dead (2006)
ISBN: 9789896372637

Sinopse:

A ultrapassar a traição do seu último namorado, Sookie vê-se cada vez mais próxima de um novo homem, o metamorfo Quinn. Como se os seus problemas pessoais não fossem o suficiente, a telepata terá ainda que se preocupar com uma cimeira de vampiros realizada em Rhodes, uma vez que a sua presença no evento foi requisitada pela rainha do Louisiana, Sophie-Anne, que vai ser julgada pela morte do seu marido.

Sookie vai perceber que as suas opções são fundamentais para um vasto número de seres, já que nas suas mãos poderá estar a sobrevivência e a morte.

Opinião:

Em "Sangue Felino" observa-se uma grande evolução da protagonista. Se por um lado ela volta a envolver-se com um ser sobrenatural e a ser uma peça fundamental dos planos dos vampiros, com o decorrer da ação vai perceber que não quer ser apenas um peão nestes jogos cruéis que a deixam sempre afetada, quer a nível físico como também psicológico. Sookie vai perceber que a sua proteção é mais importante do que as suas emoções e, por isso, vai acabar por tomar decisões drásticas, que voltam a salientar o facto de ser uma mulher forte e determinada.

O novo relacionamento da protagonista é o ponto fraco deste volume. Não existe uma verdadeira química entre Sookie e Quinn e não se percebe bem como os dois acabaram por ficar juntos, já que a telepata é tão cuidadosa neste sentido. Contudo, percebe-se desde o início que a autora ditou o fracasso da relação, até porque Sookie continua a analisar os seus outros pretendentes, principalmente Eric, com quem estabelece um laço de sangue durante a narrativa.

Um volume que volta a explorar a organização política dos vampiros, mas que surpreende pelas reações da protagonista aos horrores que assiste.


Volume VIII (2011)

Título: Laços de Sangue
Título Original: From Dead to Worse (2008)
ISBN: 9789896373023

Sinopse:

Após a destruição provocada pelo furacão Katrina em Nova Orleães e do horror vivido na cimeira dos vampiros, Sookie apenas quer que a sua vida volte ao ritmo normal. Contudo, o seu namorado, o metamorfo Quinn, continua desaparecido e começam a surgir diversos relatos de batalhas entre seres sobrenaturais por todo o Lousiana.

Para além do mais, Sookie viu-se na obrigação de dar abrigo a duas bruxas que ficaram sem casa após a devastação. Assim, Amelia e Octavia acabam por ser duas personagens que trazem algum conforto a uma protagonista cansada, preocupada com o decurso da sua vida e em perigo constante.

Opinião:

O maior desenvolvimento deste livro está ligado com a exploração da família de Sookie e com as suas potencialidades enquanto portadora de sangue de fada. A protagonista está mais introspetiva, como se numa fase de autoconhecimento, na qual analisa quem é, o que tem feito e o que, afinal, quer para o seu futuro. Afinal, a telepata reconhece que o seu envolvimento com os seres sobrenaturais não lhe realizará alguns dos objetivos que tem enquanto mulher: casar, ter filhos, envelhecer ao lado de um companheiro... Mas afinal, não é Sookie sobrenatural em parte?

Sem saber onde se encaixar, a telepata procura o seu lugar no mundo, tal como sempre o fez. Porém, agora sabe porque é diferente e descobriu que tem outro familiar como ela: o sobrinho Hunter. É interessante ver o modo como Sookie reage ao pequeno rapaz e os ensinamentos que lhe tenta transmitir, de modo a que ele não venha a sofrer o que ela sofreu.

O número de pretendentes de Sookie contiua a ser o fator mais desagradável, e, apesar dos pequenos progressos na trama, a ação e o humor da protagonista continuam a ser cruciais para o ritmo de leitura.


Volume IX (2011)
Título: Sangue Mortífero
Título Original: Dead and Gone (2009)
ISBN: 9789896373245

Sinopse:

Depois de os vampiros terem anunciado ao mundo a sua existência, as outras comunidades de seres sobrenaturais questionaram-se sobre se deveriam fazer o mesmo. Deste modo, os lobisomens e os metamorfos decidiram, finalmente, revelar quem são.  E se os vampiros já tiveram alguns problemas, este novo grupo enfrente mais preconceito, uma vez que estavam mais embrenhados na sociedade. É o que acontece a Sam, o patrão de Sookie, que se tranforma à frente do clientes do Merlotte's. Nem todos aceitam bem esta revelação, e quando um membro da comunidade de Bon Temps aparece morto, todas as suspeitas acabam pro recair neste grupo recém revelado de sobrenaturais.

Ao mesmo tempo que Sookie tenta perceber quem foi o assassino vê-se envolvida nos preparativos de uma guerra entre fadas, de quem descende pelo lado do avô e é ainda procurada pelo FBI devido aos acontecimentos ocorridos em "Sangue Felino".

Opinião:

Mais uma vez, são vários os acontecimentos em que Sookie se vê o envolvida, o que torna difícil encontrar um foco principal da ação. A telepata procura o assassino de Cristal, de modo a provar a inocência do irmão, Jason, vê-se envolvida na guerra entre os Fae, é procura pelo FBI que procura perceber como é que ela foi capaz de encontrar tantos sobreviventes após a explosão do hotel onde decorria uma cimeira de vampiros e ainda tenta perceber qual é o seu novo poder entre os seres da noite, já que parece que casou com Eric.

Não existem momentos parados neste livro, mas não existe um acontecimento que se torne mais marcante. A leitura parece que é feita em saltos entre momentos, o que faz com a protagonista pareça não se envolver demasiado com nenhum dos problemas que enfrenta, parecendo estar num estado de dormência, no qual aceita tudo o que está a acontecer na sua vida.


Volume X (2011)
Título: Segredos de Sangue
Título Original: Dead in the Family (2010)
ISBN: 9789896373641

Sinopse:

Magoada por todos os acontecimentos vividos no volume anteriores, Sookie refugia-se na relação que tem com o vampiro Eric Northman. Contudo, o seu amado não está em segurança, pois o novo rei da zona em que vivem não aceita com bons olhos o relacionamento de ambos.

Mas não são só os vampiros que ameaçam a paz de Sookie. Apesar de a guerra entre os Fae ter terminado, algumas fadas ficaram presas no mundo humano, e existe uma em particular que está muito zangada com a telepata.

Opinião:

Este não é um volume que se destaque em "A Saga do Sangue Fresco". É inevitável sentir que esta é uma série que já devia ter encontrado um fim. As personagens parecem já não trazer nada de novo, as novas situações já guardam poucas surpresas e a história parece arrastar-se.

Os fãs de Eric vão gostar de ver Sookie finalmente nos braços do vampiro viking, e este acaba mesmo por ser o ponto forte da trama. Também é interessante observar a reação dos humanos à relevação dos lobisomens e metamorfos, apesar de haver muitas semelhanças com o que foi feito no caso dos vampiros (uma analogia à intolerância pelo que é diferente de nós).

Terminada a leitura, fica o desejo de que Charlaine Harris esteja a planear a conclusão desta série para breve, de modo a não matar o encantamento que conseguiu construir  nos fãs.


Outras opiniões a Charlaine Harris:
Sangue Fresco (Saga do Sangue Fresco I)
Dívida de Sangue (Saga do Sangue Fresco II)
Clube de Sangue (Saga do Sangue Fresco III)
Sangue Oculto (Saga do Sangue Fresco IV)
Sangue Furtivo (Saga do Sangue Fresco V)

Sem comentários: