domingo, 1 de julho de 2012

Opinião: A Saga Sangue Fresco (de I a V)

Autor: Charlaine Harris
Tradução: Renato Carreira
Editora: Edições Saída de Emergência

Acompanho "A Saga Sangue Fresco" desde que esta surgiu no mercado nacional através das Edições Saída de Emergência em 2009. Uma aventura com os seus altos e baixos que eu sinto obrigação de acompanhar, muito devido à protagonista carismática que Charlaine Harris criou: Sookie Stackhouse.

Sookie é uma personagem que cativa, talvez por, apesar de todas as suas ligações ao sobrenatural, possuir uma vertente bastante humana com a qual é fácil estabelecer uma ligação. A trama é narrada na primeira pessoa, o que facilmente nos dá a entender todas as preocupações que lhe passam pela cabeça. Num momento está a pensar no encontro que vai ter à noite e logo no seguinte lembra-se que tem uma conta para pagar. Detesta depender dos homens que a rodeiam e tem orgulho em ser senhora de si própria. Uma mulher moderna e senhora de si que, ao longo desta saga, vai viver muitas e inesperadas aventuras ao mesmo tempo que descobre a sua natureza.

O sucesso mundial da saga fez com que a autora assinasse um contrato com a sua editora para escrever 13 volumes, sendo que 11 já foram publicados e já possuem tradução portuguesa. Por esta ser uma coleção longa que já li há algum tempo, apresento-vos um pequeno resumo e breve opinião dos cinco primeiros livros:


Volume I (2009)
Título: Sangue Fresco
Título Original: Dead Until Dark (2001)
ISBN: 9789896371180

Sinopse:

A criação em laboratório de um sangue sintético leva os vampiros a saírem da obscuridade e a revelarem-se aos humanos, o que provoca grandes mudanças sociais em todo o mundo.

Em Bon Temps, uma pequena vila do Loiusiana, parece que nunca acontece nada de interessante, pelo menos até à chegada dos primeiros vampiros. Se muitos ficam reticentes com estes novos habitantes, Sookie fica radiante,uma vez que não consegue ouvir os pensamentos destes misteriosos seres. A tímida empregada de bar vai sentir-se atraída por Bill, um vampiro antigo, mas ao mesmo tempo assiste a uma série de crimes que lançam o pânico pela região.

Opinião:

Este livro é uma introdução ao mundo que Charlaine Harris criou. Numa mistura entre o policial e o fantástico, o objetivo é descobrir o assassino de Bon Temps ao mesmo tempo que se assiste às reações de tolerância ou de discriminação face ao vampirismo.

O leitor fica a conhecer este mundo através do ponto de vista de Sookie, uma personagem completa e dona de um sentido de humor interessante. Todos os que a rodeiam são dotados de personalidades interessantes, à exceção do vampiro Bill, o que é pena, já que este é o vampiro que possui maior foco neste livro, na medida em que vive um relacionamento amoroso com a protagonista. Quanto aos crimes que fazem mover a ação, gostei do facto de a autora não poupar nas mortes e de o autor destes assassinatos não ser previsível.

Um livro que impele à continuação da leitura da restante saga, já que fica a sensação que há muito a descobrir relativamente ao desenvolvimento desta sociedade e muitas mais aventuras a viver.



Volume  II (2009)
Título: Dívida de Sangue
Título Original: Living Dead in Dallas (2002)
ISBN: 9789896371371 

Sinopse:

Depois de um dos seus colegas de trabalho ser encontrado morto, Sookie é atacada por uma misteriosa criatura que a infeta com um veneno mortal, Salva por Eric Northman, um vampiro tão belo quanto perigoso, a telepata fica com uma dívida para com este ser. Deste modo, a bela empregada de bar terá de ir a Dallas e, com os seus poderes, encontrar um vampiro desaparecido.

Nesta cidade, Sookie conhece a Igreja Irmandade do Sol, fundada por fanáticos que desaprovam o vampirismo e rapidamente percebe que foi atraída para uma armadilha e, mais uma vez, terá de colocar o seu destino nas mãos de terceiros.

Opinião:

As personagens que foram apresentadas anteriormente possuem um maior desenvolvimento neste livro. Destaco Eric, um vampiro muito interessante que tem mais de 1000 anos, que foi um viking enquanto humano e que promete dar muito que falar.

Pela primeira vez, Sookie começa a questionar as verdadeiras intenções dos vampiros que conhece, sobretudo do seu amado, e percebe que apesar da aparência humana não deve contar que estes tenham atitudes que seriam esperadas nos homens que estão realmente vivos. O facto de a telepata estar apaixonada e conseguir encontrar pontos no namorado que a fazem questionar a durabilidade da relação mostra que a protagonista é uma mulher madura.

Apreciei a mudança de cenário da narrativa, mas a verdade é que nem todas as cenas estão bem explícitas, o que leva a leitura a retroceder, de modo a que tudo seja entendido. Porém, trata-se de um desenvolvimento interessante que não foge das expetativas.



Volume III (2009)
Título: Clube de Sangue
Título Original: Club Dead (2003)
ISBN: 9789896371579 

Sinopse:

Sookie está preocupada com o relacionamento que tem com Bill. O vampiro está cada vez mais distante e acaba mesmo por desaparecer. Preocupada, a telepata fala com Eric, o chefe do namorado, que pensa saber onde este está.

Sem saber se Bill está bem, a telepata decidi seguir as indicações de Eric e parte para Jackson, no Mississippi, onde conhece Alcides, um lobisomem que a ajuda a infiltrar-se no Clube de Sangue, um local perigoso de encontro de seres sobrenaturais. Depois de se arriscar, Sookie acaba por descobrir o namorado. Contudo, este encontro não é feliz, já que tudo aponta para uma traição.

Opinião:

Charlaine Harris volta a transportar o leitor para uma aventura emocionante ao mesmo tempo que mostra que nem tudo é o que parece ser. É bom ver as reações de Sookie que, antes de mais nada é fiel aos seus valores e não se deixa rebaixar por nada. Assim sendo, as dificuldades que surgem na relação que a protagonista tem com Bill acabam por quebrar a intensa paixão inicial e levam-na a questionar sobre o tipo de futuro que quer para si.

Os lobisomens são introduzidos, tendo como principal representante Alcides, um ser que parece ser de confiança mas que é atormentado pelo passado doloroso, o que lhe confere um caráter mais realista. Ao mesmo tempo, a telepata acaba por perceber melhor como funciona as hierarquias vampíricas, o que revela ser um ponto de grande interesse.

Bill volta a ser uma das personagens mais desinteressantes deste mundo e, sinceramente, a relação que tem com Sookie não convence de todo, na medida em que a telepata vai encontrando pessoas cada vez mais interessantes e completas. Porém, este é um livro que surpreende e agrada mais do que os anteriores.



Volume IV (2010)
Título: Sangue Oculto
Título Original: Dead to the World (2004)
ISBN: 9789896371791

Sinopse:


Os acontecimentos do livro anterior ("Clube de Sangue") levam Sookie a terminar o namoro com Bill. De volta à segurança da rotina que tinha antes desse relacionamentos, a telepata encontra Eric nu e desorientado num regresso a casa após o trabalho. Pronta a ajudar o vampiro xerife da região, a empregada de mesa fica incrédula quando percebe que este não se lembra de quem é e está completamente indefeso.

Consciente de que Eric corre perigo de vida, Sookie abriga-o em sua casa e começa a investigar o que poderá ter causado tal mal. Assim, a protagonista vai deparar-se com estranhos e perigosos cultos de bruxas.

Opinião:

Este foi, até agora, o livro que mais gostei de ler de "A Saga do Sangue Fresco". O desinteressante Bill desaparece e Eric passa a ter uma presença constante ao longo da narrativa. Se inicialmente Sookie temia o contacto com este poderoso vampiro, agora, estando ele com amnésia e muito meigo, a telepata não consegue resistir aos encantos do xerife. Assiste-se, assim, ao nascer de uma nova relação, apesar de a telepata estar constantemente a comparar este romance com o anterior.

Quanto a este novo Eric indefeso e carinhoso, parece ter sido o modo de a autora fazer com que a protagonista não temesse uma aproximação ao vampiro, mas a verdade é o Eric sem amnésia é muito mais interessante, devido a todos os segredos que guarda. 

O leitor fica a conhecer a bruxaria do mundo criado por Charlaine Harris, que é dominada por mulheres que podem não ter total consciência da verdadeira dimensão dos seus poderes e da forma como estes podem afetar os outros, inclusive inocentes.  Assim, surgem batalhas emocionantes travadas por bruxas, vampiros, lobisomens e, claro, uma telepata, que agarram a leitura e a tornam compulsiva.



Volume V (2010)
Título: Sangue Furtivo
Título Original: Dead as a Doornail (2005)
ISBN: 9789896372071

Sinopse:

Sookie acreditava ser a única pessoa na sua família com ligação ao sobrenatural, mas começa a duvidar quando observa estranhas modificações no seu irmão, Jason, quer a nível físico quer no comportamento. A protagonista acaba por descobrir que o irmão foi infetado contra a sua vontade e que está prestes a transformar-se numa pantera.

Para piorar ainda mais a situação, existe alguém que está a matar os metamorfos de Hotshot e estes pensam que o culpado é Jason. Ao mesmo tempo, Alcides pede ajuda à telepata para a nomeação do novo líder da alcateia dos lobisomens, uma vez que este suspeita de batota por parte do outro candidato.

Opinião:

Este é um livro repleto de acontecimentos, o que pode gerar alguma confusão, já que não existe um foco principal. O ritmo da leitura é mantido mais pela escrita simples da autora e pelo facto de os livros anteriores terem agradado do que propriamente pelo enredo presente.

Se nos livros anteriores dava para perceber que Sookie tinha muitos pretendentes, agora existe uma verdadeira confusão neste campo, já que são cada vez mais os homens (ou seres do sexo masculino, já que nenhum é humano) a quererem ser o próximo amor da telepata. Isto acaba por se tornar cansativo.

Outro fator que pode começar a desagradar está relacionado com os constantes ataques à casa de Sookie e as muitas idas da protagonista ao hospital. Percebe-se que esta corre perigo, mas acaba por ser um dado que está sempre presente e que já não gera surpresa.

O ponto de maior interesse acabou por ser mesmo a organização das alcateias e a forma como os novos machos alfa são eleitos. Um livro menos interessante do que os anteriores, mas que mesmo assim é lido num ápice.

2 comentários:

addle disse...

Eu tenho que admitir que comecei a ver a série, mas como não me fascinou muito, deixei de lado. No entanto, há uns tempos comecei a ver no AXN Black e comecei a gostar. Já sabia da existência dos livros e estou com alguma curiosidade para os ler.

Cláudia disse...

Sinceramente, a série está cada vez mais afastada dos livros. Aconselho a ler o primeiro volume da saga para perceberes se gostas do estilo*