quarta-feira, 27 de junho de 2012

Opinião: A Hora Secreta (Midnighters #1)


Título original: Midnighters - The Secret Hour (2004)
Autor: Scott Westerfeld
Tradução: Raquel Fidalgo
ISBN: 9789896680169
Editora: Vogais (2010)


“Todas as noites, durante uma hora secreta, a cidade pertence às criaturas negras que vivem nas sombras. Apenas um grupo de adolescentes conhece a hora secreta – só eles conseguem mover-se livremente no tempo da meia-noite. Designam-se a si próprios midnighters”.

Sinopse:

"A Hora Secreta" apresenta-nos um grupo de jovens adolescentes que tem uma característica peculiar: conseguem-se mover na hora secreta que existe à meia-noite. Esta 25ª hora do dia, pertence a seres mais antigos que os humanos, que se refugiam das inovações e da evolução, partilhando um mesmo mundo mas num espaço temporal diferente.

Contudo, existem algumas pessoas que conseguem viver a hora secreta. Enquanto todos os seres vivos ficam paralisados, um grupo de jovens, com capacidades distintas entre eles, explora este tempo escondido. Procuram também outros como eles, tentam compreender as suas capacidades, as características e história dos seres misteriosos.


Opinião:


Este livro proporciona uma leitura agradável. Com uma escrita fluida, as páginas são viradas num ápice. A história é passada num ambiente familiar e escolar comum, mas quando surge a hora secreta, emerge a magia do livro. Com a 25º hora o ambiente torna-se azul, as pessoas ficam petrificadas, a tecnologia deixa de funcionar, todos os objetos são atingidos pela característica luz azul, surgem seres magníficos e assustadores e, mesmo a chuva fica imóvel, como que numa fotografia. A descrição deste ambiente é, na meu parecer, o ponto mais forte do livro.

Scott Westerfeld consegue transportar o leitor entre dois ambientes distintos com mestria. Se num momento parece que a trama está embrenhada numa tradicional rotina juvenil, onde o liceu, os amigos e a família são pontos fulcrais, rapidamente tudo muda quando chega a misteriosa hora, em que o ambiente se torna obscuro e envolvente. Rapidamente queremos saber mais sobre este mundo oculto e sobre os estranhos e perigosos habitantes.

Cada personagem é dotada de uma personalidade única e isso torna-as cativantes, principalmente pelo facto de cada uma possuir uma capacidade particular que funciona quase como um súper poder na hora oculta. A história destinada a um público jovem-adulto é agradável, mas deixa algumas pontas soltas, carecendo de um maior desenvolvimento em alguns aspetos. Contudo, este fator facilmente se explica por se tratar do primeiro livro de uma saga de quatro.

O primeiro livro desta coleção pode não ser o mais cativante por parecer demasiado simplista em certos aspetos e por as suas personagens serem jovens com pouca maturidade. Porém, com o desenvolvimento da saga, assiste-se a um desenvolvimento pessoal assim como a uma maior exploração dos pontos mais interessantes.

Este é um bom modo de conhecer Scott Westerfeld, um autor interessante que consegue chegar a diferentes gerações.

2 comentários:

addle disse...

Fiquei curiosa com a história. Não me parece que seja cheia de clichés. Vou estar atenta a esse livro.

Cláudia disse...

Olá! Existem alguns clichés nas relações entre as personagens, mas o mundo que é criado foi uma novidade para mim.